Roberto Tourinho solicita que secretária da Saúde responda a questionamentos dos vereadores e critica abandono de políticos com os distritos de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Roberto Tourinho: estamos vendo cada dia que passa os números aumentarem.
Roberto Tourinho: estamos vendo cada dia que passa os números aumentarem.

Durante pronunciamento na sessão virtual desta terça-feira (23/06/2020), realizada pela Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Roberto Tourinho (PSB) destacou os números referentes à Covid-19 no município: 2.299 casos; 1.507 pacientes ativos e 43 óbitos.

“Ontem foram 44 novos casos. Estamos vendo cada dia que passa os números aumentarem. Na próxima semana teremos o retorno das sessões presenciais e quero reforçar para convidarmos a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, para que ela possa responder o que está sendo feito para evitar a escalada do vírus; necessitamos de informações sobre testes para população; temos relatos de pessoas com dificuldade para conseguir atendimento nas UPAs e Policlínicas de Feira. Não sei o que ocorre que a administração municipal evita o aparecimento de Denise Mascarenhas”, questionou o edil.

SAMU

Ainda abordando a Saúde Pública, o edil  afirmou que, ao realizar visitas na central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), observou a disponibilidade de três ambulâncias do serviço, ainda que, de acordo com Tourinho, Feira de Santana tenha dez veículos inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos e Serviços de Saúde, pelo qual o Governo Federal realiza o repasse de verbas.

O parlamentar alertou que, durante a pandemia, as solicitações do serviço são mais frequentes e o número de ambulâncias é insuficiente para a demanda. Ele ainda afirmou ter recebido queixas de funcionários sobre a conservação dos veículos e a falta de equipamentos necessários para a execução do serviço. “Existe o vídeo de um enfermeiro nas redes sociais confirmando que só duas, três ambulâncias estão rodando. E outro vídeo de funcionários relatando a péssima situação que os servidores estão passando”, exemplificou.

Tourinho também atentou para o crescimento no número de casos de dengue, zika e chikungunya no município. “Ano passado fizemos parte dos municípios brasileiros com maior número de casos destas doenças e este ano estamos indo pelo mesmo caminho”, lamentou.

Roberto Tourinho critica abandono de políticos com os distritos feirenses

O vereador Roberto Tourinho (PSB) iniciou sua fala parabenizando o delegado Mauro Moraes, que assumiu a delegacia do distrito de Humildes.

“Conheço Dr. Mauro Moraes há muitos anos e tive a oportunidade de conviver de perto com ele e com membros da sua família. Tenho certeza que o distrito de Humildes estará muito bem representado por ele, que é ex-secretário municipal de proteção à violência na nossa cidade”, afirmou o parlamentar.

Dando continuidade ao seu pronunciamento, o edil disse: “Na sessão de ontem eu trouxe a esta Casa um alerta sobre as situações de ruas feirenses, conforme já foi pontuado por colegas. Estivemos visitando o bairro Irmã Dulce, ao lado de um pré-candidato a vereador, e lá estivemos também na localidade da Mantiba e do Candeal. Ficamos estarrecidos com a situação de abandono no distrito de Jaíba e das localidades ali próximas”, evidenciou.

Roberto Tourinho acrescentou: “Nos últimos anos, os ex-prefeitos de Feira de Santana, José Ronaldo, Tarcízio Pimenta e Colbert Martins, reduziram os administradores de bairros a apenas cabos eleitorais de políticos, de vereadores ou de prefeitos, motivo pelo qual a situação hoje é de total abandono em Feira de Santana. Ex-prefeitos como José Falcão e João Durval eram diferentes; tinham o hábito de ouvir, toda segunda-feira, as reclamações dos administradores de bairros para, assim, poderem adotar as devidas providências. (…)”, relembrou.

Para o edil, a população vai se manifestar a respeito do descaso com os distritos nas urnas. “Eles vão mostrar este ano nas urnas, aos vereadores que usam os distritos apenas como massa de manobra para pedir votos, mas deixam os distritos destruídos, abandonados. O que os moradores dos distritos têm dito frequentemente é que estão esquecidos, abandonados”, salientou.

Nova data das eleições

Ainda em seu pronunciamento, o vereador Roberto Tourinho abordou a  reunião que acontecerá hoje entre os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para decidir a nova data das eleições de 2020.

“Hoje é uma data muito importante na capital federal do país porque haverá uma reunião em que será decidida a data para o pleito desde ano. Cogita-se a realização do primeiro turno no dia 15 de novembro e do segundo turno no dia 30 de novembro, devido à situação da pandemia que estamos vivendo. Eu, particularmente, penso que não seja a melhor alternativa para a solução do problema. O que nós desejamos é que na reunião se decida definitivamente a data para as eleições”, destacou o edil.

O parlamentar acrescentou: “Hoje, se não estivéssemos vivendo a pandemia, já estaríamos num período de debate, de prestação de contas e esclarecimentos, num momento fervoroso de campanha política. Mas estamos vivendo um momento de insegurança. Desejo que os presidentes decidam o mais rápido possível a data das eleições do ano de 2020”.

Roberto Tourinho: estamos vendo cada dia que passa os números aumentarem.
Roberto Tourinho: estamos vendo cada dia que passa os números aumentarem.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112939 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]