Projeto de acolhimento psicológico do CJCC de Jequié é uma das soluções educacionais de todo o mundo selecionadas pelo Instituto Unibanco

Projeto de acolhimento psicológico direcionado a estudantes, professores e funcionários, realizado pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Jequié.Projeto de acolhimento psicológico direcionado a estudantes, professores e funcionários, realizado pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Jequié.

O projeto de acolhimento psicológico direcionado a estudantes, professores e funcionários, realizado pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Jequié – unidade da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) – está entre as soluções educacionais no contexto da COVID-19 do Brasil e do mundo selecionadas pelo Instituto Unibanco, juntamente com a consultoria Vozes da Educação. A iniciativa é a única do Brasil mapeada na categoria “Políticas de bem-estar”. O mapa indicando todas as soluções pode ser acessado, através do link: (https://www.institutounibanco.org.br/conteudo/mapa-de-solucoes-educacionais-no-contexto-da-covid-19/).

A iniciativa do CJCC de Jequié é aberta para participantes de qualquer unidade de ensino da rede estadual. A atividade, que surgiu a partir do processo de escuta dos educadores durante a Atividade de Classe (AC), visa auxiliar a comunidade escolar a lidar melhor consigo e com o outro, especialmente neste período de isolamento social. O atendimento gratuito está sendo feito, virtualmente, através da plataforma on-line Google Meet.

O diretor do CJCC de Jequié, Saú da Silva Souza, ressaltou a importância do reconhecimento do projeto. “Estamos muito felizes por este reconhecimento e visibilidade que o projeto está tendo, pois fomos surpreendidos com a inclusão da nossa iniciativa no mapeamento do Instituto Unibanco, que descobriu o nosso projeto através das ações desenvolvidas. O principal intuito do projeto é ajudar as pessoas neste momento que estamos enfrentando e queremos atingir um público ainda maior, reforçando sempre a questão da saúde mental”, comemorou.

De acordo com Saú, o acolhimento está sendo realizado às quartas-feiras (para professores e funcionários) e às sextas-feiras (para estudantes), por meio de um link de acesso disponibilizado nas redes sociais e de grupos de WhatsApp do CJCC. “A ideia do projeto é acolher professores, funcionários e estudantes neste momento de pandemia com o intuito de prevenir possíveis transtornos causados na nossa saúde mental. Inicialmente, o projeto envolvia a participação de apenas pessoas da nossa instituição e, agora, toda a rede estadual tem acesso. Basta a pessoa interessada acessar o link divulgado por nossa equipe”, explicou.

As professoras e psicanalistas Elenita Aragão e Aissi Braga pontuaram a relevância da atividade. “Nossa proposta teve início logo após o isolamento e já estamos na segunda etapa. Na primeira, trabalhamos com as diversas sensações que poderíamos estar lidando em demasia na pandemia, muitas delas oriundas da ansiedade. Nesta nova etapa, desejamos trabalhar com as habilidades para desenvolver inteligência emocional, tão necessária não apenas para lidar no período da pandemia, nem só no pós dela, mas nas mais diversas situações de nossas vidas. A inteligência emocional deveria ser colocada com a mesma importância que se é a intelectual”.

Sobre os CJCC – Voltados aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. O objetivo das unidades – localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié, Feira de Santana, Irecê  e Serrinha– é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. O CJCC oferece diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos, eventos e oficinas.

Projeto de acolhimento psicológico direcionado a estudantes, professores e funcionários, realizado pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Jequié.

Projeto de acolhimento psicológico direcionado a estudantes, professores e funcionários, realizado pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Jequié.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]