Programa Universidade Para Todos realiza durante a semana atividades online de preparação para o ENEM

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Estudantes participam de semana atividades on-line de preparação para o ENEM.
Estudantes participam de semana atividades on-line de preparação para o ENEM.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) e as universidades parceiras do Programa Universidade para Todos (UPT) realizam, durante esta semana de 8 a 14 de junho 2020, uma nova programação das Trilhas Formativas, que fazem parte do projeto UPT – Estude em Casa. Com uma série de lives, vídeoaulas e podcasts sobre diversos temas, através do Instagram e do YouTube, a ação busca proporcionar aos estudantes a continuidade na aprendizagem e na preparação para processos seletivos, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), durante o período de pandemia. O UPT é promovido pela SEC em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB), além da UFRB.

A primeira live acontece, nesta segunda (8), às 19h, sobre o tema “Pandemia e estudo para redação do ENEM 2020 e do vestibular UNEB” e será transmitida pelo perfil do Instagram @oficialuptuneb. A UNEB também conta com a plataforma preparatória aberta e gratuita (portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/). Além das lives, as universidades também disponibilizam videoaulas e podcasts com diferentes assuntos, a exemplo de gêneros textuais, redação e figuras de linguagem.

A coordenadora do UPT na SEC, Patrícia Machado, falou da importância da atividade neste período de pandemia. “As lives e atividades acontecem semanalmente e são organizadas em rede de colaboração com as universidades parceiras do projeto. O objetivo é desenvolver conhecimento, habilidades e competências, sempre tentando abordar temas e conteúdos motivadores, com foco no ENEM. Chegamos a ter cinco mil acessos em uma live. Por isso, acreditamos que foi uma decisão acertada trazer o UPT para as redes sociais como uma estratégia de manter a aprendizagem e a preparação dos estudantes”, afirmou.

Sobre o UPT

Criado pela Secretaria da Educação do Estado, o Universidade Para Todos é um dos principais programas de acesso da juventude ao Ensino Superior, alcançando estudante em todos os 27 Territórios de Identidade. Ao longo de 10 anos, o UPT já possibilitou o ingresso ao Ensino Superior em diversos cursos para, aproximadamente, 22 mil estudantes.

Confira a programação de lives da semana

UPT – UNEB

 (08/06) – Live, às 19 horas – “Pandemia e estudo para redação do ENEM 2020 e do vestibular UNEB”  – Instagram: @oficialuptuneb

(09/06) – Videoaula/podcast – “Saiba com focar nos estudos e manter a saúde mental” – psicóloga Franciele Santiago -(portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/)

(11/06) – Videoaula/podcast – Série Língua Espanhola: Compreensão e Interpretação de Texto – (portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/)

(12/06) Videoaula/podcast – Série Língua Espanhola: Semântica/Domínio Lexical – (portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/)

 (13/0)6 Videoaula/podcast – Série Língua Espanhola: Funções da Linguagem (portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/)

UPT – UEFS

 (09/06) – Vídeoaula, às 20 horas – Língua Espanhola – Las oraciones coodinadas; e Língua Inlgesa – Língua Inlgesa e inclusão digital (Youtube.com/c/canaluptuefs)

 (10/06) – Vídeoaula, às 20h – Língua Portuguesa – Interpretação Textual: Uma Operação Interativa (Youtube.com/c/canaluptuefs)

 (10/06) – Atividade complementar, às 20h – Giro das profissões 4 – Pedagogia (upt.uefs.br/estudeemcasa)

 UPT – UESB

 (09/06) – Vídeoaula, às 11h – Química – Soluções Químicas (parte I e II) (www2.uesb.br/portalupt/?page_id=215)

 (11/06) – Vídeoaula, às 11h – Matemática – Resolução de questões do ENEM – Medidas de tendência central (www2.uesb.br/portalupt/?page_id=217)

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114842 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]