Programa Feira Viva a Vida reflete em aumento do isolamento social, diz Prefeitura de Feira de Santana

Níveis de isolamento social permanecem baixo em Feira de Santana.
Níveis de isolamento social permanecem baixo em Feira de Santana.

As ações realizadas pela Prefeitura de Feira de Santana neste final de semana com o “Feira Viva a Vida” refletiram no aumento do nível de isolamento social no município. O índice, apresentado neste sábado (06/06/2020), foi de 49,5 % de adesão da população ao isolamento. Segue ainda abaixo do mínimo admitido pelo Ministério da Saúde, porém demonstra uma nova postura.

O aumento surge logo após a prática de medidas mais duras nos bairros com maior número de casos da Covid-19 – Sim, Tomba e Mangabeira. Nestas três localidades estão vigorando medidas complementares regionalizadas, reguladas através do Decreto Municipal 11.593, objetivando a preservação da saúde dos moradores e restrição de atividades. Com a ação a Prefeitura está montando barreiras, onde as pessoas estão passando por aferição de temperatura e testes rápidos, além de receberem orientações sobre como agir para enfrentar a pandemia.

Os números são apresentados através de uma ferramenta de medição disponibilizada pelo Governo Federal, através do Ministério do Planejamento e adotada pela Prefeitura Municipal. O índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de 70%. Abaixo de 50%, o nível é visto como abaixo do mínimo admissível e, por isso, preocupante.

O município ainda não conseguiu alcançar a taxa considerada satisfatória, mesmo como todas as recomendações do Governo Municipal e as ações de fechamento do comércio e força tarefa de combate a aglomerações.

O monitoramento tem sido feito nas grandes cidades brasileiras desde a adoção da campanha pelo isolamento social (fique em casa!) para evitar aglomerações durante o período de pandemia do coronavírus no país.

A tecnologia é executada a partir de dados fornecidos pelas grandes operadoras de telefonia celular no país (Claro, TIM, Oi e Vivo). O serviço verifica a movimentação das pessoas e aglomerações através dos seus smartphones.

Baixe

Dados dos níveis de isolamento Social de Feira de Santana referentes a este sábado (06/06/2020).

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9388 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).