Presidente Jair Bolsonaro recria Ministério das Comunicações; Deputado federal Fabio Faria vai assumir pasta

Deputado federal Fábio Salustino Mesquita de Faria (PSD-RN), anunciado como ministro das Comunicações do Governo Bolsonaro. Ele é casado com a apresentadora Patrícia Abravanel, que é filha de Silvio Santos, dono da rede de televisão SBT.
Deputado federal Fábio Salustino Mesquita de Faria (PSD-RN), anunciado como ministro das Comunicações do Governo Bolsonaro. Ele é casado com a apresentadora Patrícia Abravanel, que é filha de Silvio Santos, dono da rede de televisão SBT.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na noite desta quarta-feira (10/11/2020), em uma publicação em sua conta do Facebook, que vai recriar o Ministério das Comunicações, a partir de um desmembramento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O deputado federal Fabio Faria (PSD-RN) será o titular da nova pasta. Marcos Pontes continuará à frente do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

O deputado Fábio Faria (PSD-RN) é casado com a apresentadora Patrícia Abravanel. Ele é genro de Silvio Santos, dono da rede de televisão SBT.

Fabio Wajngarte é nomeado secretário-executivo do Ministério das Comunicações

Fabio Wajngarten foi nomeado secretário-executivo do Ministério das Comunicações após a recriação da pasta pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que fica a cargo do deputado federal Fábio Faria (PSD-RN). A nomeação de Wajngarten para a nova função foi assinada por Bolsonaro e pelo novo ministro das Comunicações e publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Melhorar interlocução 

Segundo reportagem do Jornal Folha de S.Paulo, entre as atribuições do Ministério das Comunicações, está a definição de políticas públicas dos serviços de telecomunicações (telefonia fixa, móvel e internet) e de radiodifusão (concessão de rádios e TVs). As regulamentações dessas políticas são conduzidas pela (Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Neste momento, dois processos importantes estão em andamento. Na área de telecomunicações, foram definidos os parâmetros para o leilão das frequências da telefonia de quinta geração (5G), previsto para o final deste ano.

Na radiodifusão, terá início a renovação das concessões das principais emissoras: Globo, Record e SBT.

De acordo com integrantes do governo que acompanham o tema, a indicação de Faria e a transferência da Secom para as Comunicações fazem parte de um gesto de Bolsonaro de tentar melhorar sua interlocução com a Globo, a maior emissora do país.

Tanto o presidente quanto Fábio Wajngarten são críticos do grupo carioca. Faria, embora genro do dono do SBT, é visto pelos diretores da empresa como alguém político aberto para o diálogo.

A entrada em campo de Faria foi planejada para melhorar a relação com o Congresso não apenas pelo agrado ao PSD. Ele será o responsável por dois temas caros aos deputados e senadores e que vinham gerando queixas contra a gestão de Pontes: a área de cobertura de telefonia e de retransmissoras de radiodifusão —muitas controladas nos estados por parlamentares.

Bolsonaro ouvia constantes reclamações de integrantes da área e por isso decidiu reformular o setor dentro do seu governo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114865 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.