Petrobras obtém sentença favorável para venda de campos terrestres na Bahia; Governo neoliberal de Jair Bolsonaro prossegue com liquidação de capital monopolista

Campos terrestres da Petrobras na Bahia serão vendidos.
Campos terrestres da Petrobras na Bahia serão vendidos.

A Petrobras obteve sentença favorável no processo envolvendo a venda de campos terrestres de petróleo e gás natural, e instalações integradas, situados na Bahia. A venda foi questionada em ação popular, negada 1ª Vara Federal de Sergipe. Cabe recurso sobre a decisão. O juiz entendeu que valia a deliberação do Supremo Tribunal Federal, de 2019, segundo à qual a venda do controle de subsidiárias de estatais de empresas públicas não precisa de autorização legislativa, desde que o processo atenda requisitos de transparência, como publicidade e concorrência.

Ativos. Entre os campos afetados pela decisão estão o Polo Miranda, que já está em fase vinculante, ou seja, em conversas formais de venda; e os campos Conceição, Fazenda Matinha, Fazenda Santa Rosa e Quererá, todos com contratos assinados e dependendo de aprovação de órgãos reguladores. Os desinvestimentos são parte da estratégia da Petrobras de focar suas operações na exploração de campos marítimos.

*Com informações de Cynthia Decloedt, do Jornal O Estado de São Paulo (Estadão).

Campos terrestres da Petrobras na Bahia serão vendidos.
Campos terrestres da Petrobras na Bahia serão vendidos.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115190 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.