Pesquisador Ângelo Augusto Araújo é o novo colaborador do Jornal Grande Bahia; Com doutorado em Saúde Pública, médico aborda aspectos da pandemia da Covid-19

Ângelo Augusto Araújo, médico, pesquisador, doutor em Saúde Pública e doutorando em Bioética pela Universidade do Porto.
Ângelo Augusto Araújo, médico, pesquisador, doutor em Saúde Pública e doutorando em Bioética pela Universidade do Porto.

O destacado médico-cirurgião Ângelo Augusto Araújo é incorporado como colaborador do Jornal Grande Bahia (JGB). Nos 14 primeiros artigos publicados, o pesquisador com doutorado em Saúde Pública analisa aspectos da pandemia da Covid-19 no Brasil, em correlação com o mundo, aborda criticamente a ação política do Governo Central, questiona o uso de medicamentos sem eficácia comprovada e afasta o censo comum sobre temas que precisam ser refletidos a partir de densas leituras de artigos científicos, dados estatísticos e estudos clínicos, conhecimentos que se somam em esforços de debates com pesquisadores do Brasil e do exterior.

Exemplos deste empreender intelectual do pesquisador podem ser lidos nos artigos ‘Brasil x Covid-19, a gestão pública na contramão da epidemiologia’ e Hidroxicloroquina e Covid-19: Aspectos Bioéticos e riscos de implicações jurídicas.

Natural de Irecê e radicado desde a juventude em Aracaju, capital de Sergipe, local em que atua como diretor-médico da Clínica de Retina e Vítreo de Sergipe (CLIREVIS), Ângelo Augusto Araújo construiu o pensamento científico através da cotidiana tarefa da leitura, cuja finalidade foi compreender o paciente como uma totalidade, atitude que o conduziu a aprofundar estudos nos campos acadêmicos da filosofia e economia.

Síntese da trajetória acadêmica

Dr. Ângelo Augusto Araujo, médico, MBA, PhD, ex-professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em oftalmologia clínica e cirúrgica, retina e vítreo, Tese de Doutorado feita e não defendida na Lousiana State University, EUA, nos seguintes temas: angiography, fluorescent dyes, microspheres, lipossomes e epidemiologia. Doutor em Saúde Pública: Economia da Saúde (UCES); Doutorando em Bioética pela Universidade do Porto; Master Business Administration (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas; graduado em Ciências Econômicas e Filosofia; membro do Research fellow do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Sergipe; membro da Academia Americana de Oftalmologia; da Sociedade Europeia de Retina e Vítreo e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; e diretor-médico da Clínica de Retina e Vítreo de Sergipe (CLIREVIS), em Aracaju, Sergipe.

Leia as publicações

https://www.jornalgrandebahia.com.br/author/angelo-augusto/

Sobre Carlos Augusto 9759 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).