Livro de Ligia Ferreira resgata obra jornalística de Luiz Gama

Cartaz anuncia Live de Lançamento do Livro 'Lições de resistência' de Lígia Ferreira.Cartaz anuncia Live de Lançamento do Livro 'Lições de resistência' de Lígia Ferreira.

“Qual é verdadeiramente e onde encontrar a ‘obra’ de Luiz Gama?”, “como ele se ‘põe em cena’ e se revela em seus textos?”. Essas perguntas aparentemente simples guiaram as investigações da professora doutora Ligia Fonseca Ferreira sobre o advogado, poeta e jornalista Luiz Gama. Desde o início da década de 90, a pesquisadora persegue o propósito de oferecer a oportunidade de se ouvir a palavra de Luiz Gama, de apreciar sua subjetividade, o seu discurso.

Em seu novo livro, “Lições de resistência”, a escritora reúne o fruto de três anos de “garimpo” pelos artigos publicados pelo abolicionista baiano, entre 1864 e 1882, na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro. “Eu espero ser um simples ‘mestre de cerimônias’, fazendo ecoar a voz de Luiz Gama, a fim de que ele se sinta carinhosamente abraçado pelos jornalistas baianos”, afirma Ligia Ferreira.

A obra lançada sob o selo Edições Sesc São Paulo é tema da live que a ABI promoverá no dia 18 de junho, às 18h. Ligia Ferreira trará uma importante contribuição para entender o que a obra de Gama teria a nos dizer sobre seu espantoso letramento, sobre a construção de sua cultura literária, jurídica e política, sobre sua engenhosa arte, sobre as estratégias mobilizadas por um negro e ex-escravizado que conquistou o saber e a palavra.

Cartaz anuncia Live de Lançamento do Livro 'Lições de resistência' de Lígia Ferreira.

Cartaz anuncia Live de Lançamento do Livro ‘Lições de resistência’ de Lígia Ferreira.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]