Governador Rui Costa entrega nova Unidade Básica de Saúde no IAPI em Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Governador Rui Costa entrega Unidade Básica de Saúde, no bairro do Iapi em Salvador.
Governador Rui Costa entrega Unidade Básica de Saúde, no bairro do Iapi em Salvador.

Uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) foi entregue pelo Governo do Estado à Prefeitura de Salvador na manhã desta quinta-feira (25/06/2020). O novo equipamento fica no bairro do IAPI e teve investimento de R$ 3,5 milhões, distribuído entre obra e equipamentos.

O governador Rui Costa esteve na UBS na inauguração, acompanhado pelo prefeito ACM Neto, e pontuou a relevância da UBS para fortalecer o atendimento à população. “Nesta área foi necessário também o investimento na contenção de encosta nos fundos do terreno para construir a unidade e, ao mesmo tempo, dar segurança à própria instalação física da unidade e aos moradores da região. Com a entrega nesta UBS, a gestão passa a ser do município de Salvador. Esse investimento faz parte de um planejamento do Estado de reforçar a atenção básica na capital e região metropolitana, para, assim, melhorar a assistência à saúde pública. Toda vez que você faz a prevenção, você melhora o resultado em procedimentos de alta complexidade. Essa é a nossa crença e a nossa aposta”, revelou.

A nova unidade de saúde irá oferecer atendimentos básicos em diversas áreas, entre elas: pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia. Na UBS IAPI, os pacientes também poderão ser encaminhados para especialidades, além de ter acesso à medição básica.

De acordo com o secretário, “as UBSs são a porta de entrada do SUS. É na Unidade Básica de Saúde que os cidadãos têm as consultas regulares, recebem acompanhamento, medicamentos e vacinas. O governador Rui Costa tem investido no fortalecimento da Atenção Básica, sobretudo na Região Metropolitana, lembrando que o objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais”, ressalta Vilas-Boas.

O Governo da Bahia já entregou quatro UBS à prefeitura municipal. Os equipamentos estão instalados nos bairros de Itapuã, Imbuí, San Martin e Cajazeiras. Os municípios de Candeias e Camaçari também já receberam uma unidade, cada. Ainda há previsão de que nos próximos meses seja entregue uma UBS no bairro de Pirajá.

Instalações da Unidade Básica de Saúde.
Instalações da Unidade Básica de Saúde.
Sobre Carlos Augusto 9655 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).