Feira de Santana: Roberto Tourinho alerta para escalada vertiginosa no número de pessoas contaminadas pela Covid-19; Vereadores contestam

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Roberto Tourinho: o prefeito em suas intermináveis entrevistas tenta enganar a população como se estivesse tudo controlado.
Roberto Tourinho: o prefeito em suas intermináveis entrevistas tenta enganar a população como se estivesse tudo controlado.

Durante pronunciamento na sessão virtual desta quarta-feira (24/06/2020), da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Roberto Tourinho (PSB) falou sobre “a escalada vertiginosa no número de pessoas contaminadas pela Covid- 19 no município”.

O parlamentar informou que ontem, de acordo com o boletim epidemiológico, foram registrados 03 óbitos e “o estratosférico número de 225 novos casos”. São 2.524 casos confirmados e 46 óbitos.  “O governo, o prefeito e vereadores ligados a ele, quando a cidade tinha poucos óbitos, fizeram discursos falando que o número de pessoas que perderam a vida para doença era bem menor que as pessoas que perderam a vida pela violência. Agora, temos pessoas morrendo pela violência nos finais de semana e pela Covid-19, visto a incompetência e fragilidade das ações de saúde para combater a pandemia”, disse.

O parlamentar ainda questionou a efetividade das ações restritivas adotadas pela administração municipal. “Fechou o comércio no momento, que talvez fosse para manter aberto, e no momento de continuar fechado abriu”, opinou.

Tourinho voltou a cobrar a presença da secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre as medidas adotadas para conter a pandemia. “A secretária se exime de prestar esclarecimentos, de aparecer, talvez pela sua fragilidade moral, pelo escândalo de desvio de dinheiro público da Saúde”, avaliou.

“Está subindo o número de pessoas perdendo a vida pela Covid – 19 em Feira de Santana e existem culpados: o prefeito Colbert Martins e a secretária Denise Mascarenhas. O prefeito em suas intermináveis entrevistas tenta enganar a população como se estivesse tudo controlado”, disse. E acrescentou: “Antes a situação era do outro lado do mundo, agora todos conhecemos alguém infectado. Já perdi amigos para esta doença”.

Aldney Batos defende Município de críticas oposicionistas

A edil Aldney Bastos (DEM) defendeu as ações do Município, no combate ao coronavírus, das críticas feitas pelo vereador de oposição Roberto Tourinho (PSB).

“Estava com minha filha e não pude ouvir todo o pronunciamento de Tourinho, mas dizer que lá no início, quando começou  a pandemia, sempre fui contra as aglomerações e sessões na Câmara. Tourinho chegou a ir sem máscaras e eu falei: não brinque.  Nós que estamos na ponta, não vale a pena levar adiante. Quando é picuinha política, não adianta levar em frente. Eu tenho ouvido e conversado com muitos médicos que dizem que Feira ainda está num rank de parabéns. Muitos maculam o trabalho de Denise e do prefeito; o trabalho de Denise como enfermeira, tendo casos de mortes, pacientes com comorbidades, tem sido muito bom”, pontuou Neinha Bastos.

E continuou. “Os médicos dizem que Feira não está como as pessoas dizem. O número de mortos até hoje foram 47, numa cidade onde as pessoas não têm compromisso, acenderam fogueiras ontem e não usam máscaras. O prefeito é o gestor, mas não é Deus. Para mim Deise e Colbert ainda estão de parabéns. Salvar pacientes de COVID com câncer, HIV, e outras complicações é difícil.  Um vereador pedir que UPA seja porta de entrada para pacientes com COVID é complicado. Temos 187 PSFs que estão prontos para atender, mas falando assim fica parecendo que as policlínicas e UPAs não estão atendendo”, relatou.

Segundo Neinha, o Estado está deixando a desejar na assistência dada à Feira de Santana durante a pandemia. “O grupo que aí está valoriza muito os respiradores que chegaram do Estado, os aparelhos com problemas e isso ninguém falou. O HGCA II está para abrir há meses e até hoje não abriu. O que o Estado fez para abraçar nossa cidade nesse momento? O que Rui Costa fez? Nada! Vamos criticar o secretário Estadual de Saúde porque Feira está no desprezo”, analisou.

A vereadora aproveitou o tempo na tribuna para criticar novas medidas adotadas pelo HGCA. “Focando nos idosos, quero dizer que aquele que entrar hoje no HGCA não direito a acompanhante, independentemente da doença.  Como o idoso não pode ter um acompanhante por causa da pandemia da COVID? Onde diz que não pode acompanhar seu ente dentro de um hospital? O que o HGCA está escondendo? Cadê os 40 leitos que o Estado prometeu? Cadê o deputado que estava lá respondendo pelo diretor do Clériston? É só postagem. Eu não posso vir tudo isso e criticar o governo de Colbert”, concluiu.

Para finalizar, Neinha repercutiu o discurso feito pelo oposicionista Roberto Tourinho, na sessão da última terça-feira (23), em relação ao Samu de Feira. “ O Samu de Feira é separado da Secretaria de Saúde. Ninguém é concursado para estar dentro do Samu. O tempo todo no Samu cada um fala o que quer. O que é passado em minha vida eu não vivo; sou governo e sei o que está acontecendo, mas no dia que quiser marcar reunião com a secretaria Denise, pode marcar pois ela está à disposição. Não é Neinha quem toma decisão em relação ao Samu, inclusive acho que ele já deu o que tinha que dá. O Samu de Feira parece que é intocável. Gostaria que o prefeito tomasse uma decisão dentro do Samu, assuma o controle. Quem pede pra sair do Samu? Ninguém. O que vejo hoje é que os pré-candidatos dentro das instituições querem concorrer conosco, mas quem me chamou é fiel para cumprir na minha vida”, findou.

Luiz Augusto rebate críticas feitas ao Município

O vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) rebateu as críticas feitas ao Município pelo vereador de oposição Roberto Tourinho (PSB) e corroborou com alguns discursos em relação a disponibilização de uma unidade de saúde do Município para receber pacientes com sintomas de coronavírus.

“Ouvi os colegas e sugeri até que pode utilizar um CAPS no bairro Mangabeira ou uma unidade de saúde sem funcionamento em Tiqauruçu, que pode assistir ainda ouros distritos. Não tenho dúvidas de que o aumento do número de infectados na nossa cidade é por conta do aumento da realização de exames. Agora os planos de saúde estão liberando a realização tantos da sorologia, quanto do PCR; agora são exames feitos em laboratórios particulares e no Lacen. A fila no IHEF está enorme. Cresce a demanda, cresce o número de infectados. Isso é uma demonstração de que a população está preocupada”, pontuou Lulinha.

Em aparte, o vereador Luiz da Feira (PROS) lembrou que há no centro da cidade o espaço do Shopping Popular. “Seria importante montar ali um Hospital de Campanha para atender os feirenses e moradores de cidades vizinhas”, sugeriu.

 De volta com a palavra, Lulinha rebateu as críticas feitas pelo vereador Roberto Tourinho. “Tourinho que vem atacando o prefeito e a secretária Denise. Contudo, foi infeliz em responsabilizar eles pelas mortes ocorridas na cidade. Quero, inclusive, que conste em ata o seu pronunciamento. Lamentável Tourinho falar isso, é claro que o prefeito não tem culpa. É preciso lembrar que as pessoas também são responsáveis pelos casos, pois não respeitam as regras, não fazem o isolamento, e isso só aumenta o número de infectados”, ressaltou.

E continuou rebatendo as críticas feitas pelo colega oposicionista. “Tourinho só critica o que não faz. Sei que as estradas estão ruins, mas é preciso entender que nestas mesmas estradas já foram feitos os serviços, mas são quase dez meses de chuva e precisamos esperar a estiagem para fazer novo serviço. Temos obras em muitos distritos de Feira de Santana; o colega foi infeliz quando disse que o Executivo não realiza obras nestes locais. Disse que a Mantiba está abandonada. Lá em breve uma praça será inaugurada, as manilhas para obras já chegaram. Em Jaíba acontecerá a pavimentação de ruas. Temos uma lista de obras em Humildes, Tiquaruçu e outros”, relatou.

Para finalizar, Lulinha reforçou que o prefeito Colbert tem trabalhado em prol do Município e dos distritos. “Mas, não pode culpar o Município pela condição das estradas; há muitos anos não víamos tanta chuva, tudo verde, aguadas cheias. Não podemos reclamar. O prefeito, mesmo com a pandemia, tem trabalhado….haverá a troca e instalação de braços de luz nos distritos. Colbert tem dado continuidade às obras iniciadas por José Ronaldo. O BRT em breve será inaugurado; uma obra que muitos não queriam que fosse concluída, a exemplo de Tourinho”, findou.

Marcos Lima rebate críticas ao Governo Municipal

 Após o vereador Roberto Tourinho (PSB) tecer críticas à gestão municipal, o líder da bancada governista – vereador Marcos Lima (DEM) – se pronunciou, na manhã desta quarta-feira (24), em sessão virtual realizada pela Câmara Municipal de Feira de Santana, para legitimar o empenho do Governo Municipal no combate à Covid-19.

O parlamentar garantiu que o prefeito Colbert Martins, bem como, as secretarias municipais competentes, se dedicam diariamente no planejamento e execução de medidas para o enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19. “O governo está lutando para combater o novo coronavírus e o que for necessário para fazer, dentro das condições, será feito. O governo adquiriu máscaras para distribuir para a população e adquiriu novos equipamentos para o hospital de campanha, tudo para atender aos munícipes”.

Marcos Lima ainda criticou a postura do oposicionista e questionou o seu posicionamento quanto às ações do Governo do Estado no combate a doença. O líder da bancada governista também condenou a tentativa de “colocar a culpa das mortes no gestor, que tem se preocupado de domingo a domingo, na luta contra o novo coronavírus. A secretária Denise Mascarenhas tem feito todos os esforços para combater esse vírus e buscado atender tudo o que cabe na administração municipal”.

Em aparte, o vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM) – concordou com o pronunciamento do edil e ratificou que Colbert Martins “está fazendo um grande trabalho no enfrentamento ao novo coronavírus em Feira de Santana”.

Roberto Tourinho: o prefeito em suas intermináveis entrevistas tenta enganar a população como se estivesse tudo controlado.
Roberto Tourinho: o prefeito em suas intermináveis entrevistas tenta enganar a população como se estivesse tudo controlado.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]