Feira de Santana: Museu Casa do Sertão realiza exposições virtuais sobre a devoção a Santo Antônio

Museu Casa do Sertão promove exposições virtuais do acervo.
Museu Casa do Sertão promove exposições virtuais do acervo.

O Museu Casa do Sertão, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realiza exposições virtuais por meio de ação participativa com a comunidade externa, com a finalidade de divulgar e estimular a valorização das expressões culturais sertanejas, abordando a diversidade de olhares e práticas da religiosidade popular. Os resultados podem ser conferidos em duas produções expositivas virtuais que abordam, a partir de diferentes óticas, o culto a Santo Antônio.

A primeira exposição, ‘Santo Antônio dos Capuchinhos: registros do Dia dos Romeiros em Feira de Santana – 2019’, apresenta um recorte das festas em louvor a Santo Antônio, promovidas pela Ordem dos Frades Menores na cidade. Os lugares de romaria, por excelência, se constituem em centros de interesse cultural pela diversidade de vivências e costumes que encontram nesses momentos ápices de exteriorização da fé e religiosidade.

Buscou-se captar por meio da sensibilidade artística do registro fotográfico de Hortência Sant’Ana, o dinâmico processo de difusão e valorização cultural, uma releitura virtual, da exposição ‘Antônio, querido! História e religiosidade popular’, realizada em 2019 no Museu Casa do Sertão. Além dos registros fotográficos, a exposição também apresenta a saudosa narrativa do folheteiro e cordelista Jurivaldo Alves; a interpretação do cordel Nossa homenagem aos romeiros, do Frei Urbano Souza, feita pelo cordelista Romildo Alves e o cântico afetivo de Maria Araújo dos Santos, conhecida como Dona Costinha, devota de Santo Antônio há 50 anos.

Intimidade doméstica

A outra mostra, ‘Meu Santo Antônio: registros de uma devoção domiciliar’, foi produzida de forma coletiva e colaborativa com devotos das cidades de Feira de Santana, Conceição do Coité, Salvador, Alagoinhas, Ilha de Itaparica e Niterói-RJ, ressaltando, cada um a seu modo, excepcionalidades na guarda de imagens religiosas, que em muitos casos, acompanham a família por gerações e delineiam práticas devocionais nesses diferentes lares.

A exposição destaca, por meio de fotografias autorais, imagens de Santo Antônio, que conservadas na intimidade doméstica, produzem fruição de memórias e distintas e afetivas narrativas em torno da devoção ao Santo, traçando um breve painel sobre a cultura popular nordestina com suas simbologias e crenças. O dinâmico processo curatorial está pautado na cotidianidade exterior ao museu e teve por desafio a apropriação por parte da comunidade de conceitos e processos do fazer museal como: preservação, documentação e exposição de bens culturais, para assim, compor o presente arranjo comunicativo de partilha de aspectos e práticas patrimoniais com expressividade popular que são conservados no ambiente doméstico.

A exposição museológica é a principal forma de mediação em museus, é através dela que se dá a fruição de narrativas culturais que favorecem o encontro da sociedade com seu patrimônio. Desse modo, Cristiano Cardoso, diretor do Museu, destaca que “a vivência com o atual cenário impõe novos modos de vida, como a necessidade do distanciamento social, levando as instituições museológicas esforços na tarefa de reinventarem-se, sobretudo por meio do engajamento digital e da ampliação de conteúdo online, para assim, dar continuidade ao cumprimento da sua missão”.

As exposições podem ser acessadas no endereço: https://mcs.uefs.br/

Museu Casa do Sertão promove exposições virtuais do acervo.
Museu Casa do Sertão promove exposições virtuais do acervo.

Confira vídeo

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]