Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com plantio de árvores em escolas de Feira de Santana

Plantio de árvores em escolas de Feira de Santana marcam comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.
Plantio de árvores em escolas de Feira de Santana marcam comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

Acácia e Limoeiro. Os nomes são de espécies de árvores que dão nome a dois bairros da cidade. E foi justamente nestas localidades, que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAM), abriu as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – com o plantio de algumas dessas espécies. O plantio aconteceu nesta terça-feira (04/06/2020), em duas unidades de ensino.

Foram contempladas inicialmente com essa ação a Escola Estadual Georgina de Melo Erismam, no Jardim Acácia, e a Escola Municipal Dr. João Duarte Guimarães, no Limoeiro, onde foram plantadas mudas de acácia e limoeiro, respectivamente. Além do plantio foi feita a distribuição de cartilhas educativas. Devido às medidas restritivas por conta do coronavírus, a ação contou com um número reduzido de pessoas.

A estudante da rede municipal Alana Helen, de 15 anos, que acompanhou o plantio, considerou a iniciativa da Semmam de grande importância. “Eu não sabia que no passado existia uma fazenda com muitos limoeiros e por isso, o nome do bairro. É muito significante para nós moradores conhecermos a história do nosso bairro”, afirmou.

A diretora da Escola Dr. João Duarte Guimarães, professora Jucinalva Lacerda, revelou que o convite para essa ação foi motivo de felicidade para todos. “Desde que cheguei nesta escola para trabalhar tive a curiosidade em saber como surgiu o nome do bairro e o porquê de se chamar limoeiro. Hoje se sabe que é pelo fato de ter existido uma fazenda com essa árvore”, disse. Ela observa ainda que, atualmente, quase não se encontram espécies dessa árvore chácaras e sítios, situados no bairro.

O chefe de Educação Ambiental da Semmam, João Dias, ressaltou que esse projeto, cuja finalidade é estabelecer a relação que os bairros têm com as árvores, visa despertar a curiosidade nas crianças e adolescentes e o sentimento de pertencimento. E será levado a outros bairros, como Baraúnas e o Parque Ipê. A atividade também contou com a participação do diretor do Departamento de Educação Ambiental, Hiram Freire.

Além do plantio de espécies de árvores, as atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente incluem a coleta de amostra de água em algumas nascentes que serão submetidas à análise.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108049 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]