Coluna de Antônio José Larangeira de 1 de junho de 2020

O aniversariante do final de semana Arthur Rios.
O aniversariante do final de semana Arthur Rios.

Webinário

O Programa de Formação Acadêmica e Contextualização de Experiências Educacionais (ProFACE), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana, promove o “Webinário ProFACE Uefs: Desafios para o uso de Metodologias Ativas no Ensino Superior” a ser realizado hoje, às 15 horas. A atividade contempla uma contribuição inovadora que integra o calendário de atividades do Curso de Capacitação de professores em tecnologias digitais aplicadas à educação. webinário terá como convidadas as professoras doutoras Pâmela Billig Mello Carpes (UNIPAMPA), Ana Verena Magalhães Madeira (UFBA), Fernanda Klein Marconde (UNICAMP) e Maria Antônia Ramos de Azevedo (UNESP) que trarão reflexões contemporâneas sobre “Metodologias Inovadoras em Sala de Aula”.

Luto no jornalismo

Morre, apenasmente aos 63 anos, o jornalista Gilberto Dimenstein, figura expressiva na comunicação brasileira. Tive a oportunidade de conhecê-lo no Rio de Janeiro num evento e apresentado pelo diretor de A Tarde na época Arthur Couto.

Pandemia

Com o menor percentual de letalidade entre os municípios que registram o maior volume de casos de Covid-19 e com um crescimento médio de apenas 5,32% no número de doentes, Feira de Santana ainda está numa situação de controle da epidemia de corona vírus, conforme avaliação do prefeito Colbert Martins, que também é professor de Epidemiologia “De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), com crescimento médio de 5,32% dos casos, nos últimos cinco dias, Feira está em 78º lugar entre os municípios baianos. Temos também 2,04 de letalidade, a menor taxa comparando-se com municípios como Vitória da Conquista, Ilhéus, Salvador, Itabuna, Jequié e Ipiaú, conforme também dados da Sesab”, destaca o prefeito Colbert Martins também salienta como dado positivo o percentual de pacientes recuperados no Município. “Também segundo a Sesab, Feira tem um percentual de 35,15% de recuperados, uma taxa maior que a do Estado da Bahia, que está em 34,17%”.O prefeito faz questão de frisar que Feira de Santana é o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste e, portanto, uma cidade muito vulnerável ao vírus, em razão da grande movimentação de pessoas de outras cidades e até de outros estados.

O aumento do número de casos da Covid-19 em Feira de Santana, chamou à atenção do governador Rui Costa. Apesar dos dados, quase 500 casos confirmados e dez mortes em 89 dias, parte da população ainda não se atentou aos cuidados mínimos para evitar a contaminação. A prova disso é o movimento intenso de pessoas e veículos no centro da cidade, nas feiras livres e nas aglomerações em bairros. Até mesmo festas, churrascos e jogos de futebol estão ocorrendo, como se o país não estivesse enfrentando uma pandemia. O prefeito Colbert Martins Filho e a infectologista Melissa Falcão, apesar da preocupação, já esperavam o aumento no número de casos nestas três últimas semanas, pois os estudos sobre o pico previsto em Feira de Santana era de maio a junho. Melissa disse também que o número de exames para detectar a doença aumentou, mas o número alto de casos está mais relacionado a falta de cuidados, do que do número de testes. A cidade tem muitos casos comunitários e respeitar as medidas de proteção, principalmente uso de máscaras, distanciamento social e lavagem das mãos, é de suma importância para evitar a doença e um colapso nas unidades de saúde da cidade.

Data

Esteve em b-day no “week end” o cavalheiro Arthur Rios, figura querida e festejada do eixo Salvador-Feira de Santana. Não precisa dizer que alvo de mensagens de toda a Bahia.

O aniversariante do final de semana Arthur Rios.
O aniversariante do final de semana Arthur Rios.
A infectologista Melissa Falcão capitaneando a campanha de combate ao Covid-19 em Feira de Santana.
A infectologista Melissa Falcão capitaneando a campanha de combate ao Covid-19 em Feira de Santana.
Sobre Antonio José Larangeira 3092 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]