Circo di SóLadies promove semana especial com programação LGBTQIA+

Cartaz anuncia programação do Circo di SóLadies Semana LBGTQIA.
Cartaz anuncia programação do Circo di SóLadies Semana LBGTQIA.

Grupo de circo formado por mulheres convida artistas do universo LGBTQIA+ para uma semana de programação sobre o tema, reforçando a urgência na construção de uma sociedade igualitária, livre de preconceitos, independente de identidade gênero e orientação sexual.

No mês do Orgulho LGBTQIA+ o Circo di SóLadies promove programação especial sobre o tema

Até o próximo domingo, dia 14 de junho de 2020, o Circo di SóLadies promove uma SEMANA LGBTQIA+ em suas redes sociais, se dedicando a refletir e inspirar pessoas desta população, para que se sintam livres e seguras para serem quem realmente são.

Uma programação especial com pessoas do movimento LGBTQIA+, que através do humor reafirmam a urgência de se construir uma sociedade igualitária e livre de preconceitos, independente de identidade gênero e orientação sexual.

Enquadrada pelo Superior Tribunal Federal como crime de racismo, a LGBTfobia não está só nas ruas, nas escolas ou no trabalho, ela se encontra também dentro de casa. Por isso, o Circo di SóLadies convida artistas parceiras para compor uma agenda criativa, reforçando que este período de pandemia é um tempo de resistência, empatia e cuidados.

Com um canal no Youtube ativo desde 2017, o grupo se dedica entre outras coisas a entrevistar pessoas artistas, pensadoras e ativistas do Brasil inteiro com sua série chamada Inter.viu. As entrevista vem acontecendo às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 19h00.

Além de valorizar o protagonismo feminino nas artes, a série é um importante registro do feminino no circo, algo tão carente de documentação desde sempre.

Com uma equipe formada apenas por mulheres, o Circo di SóLadies utiliza camadas simbólicas e surpreende o público por tratar de temas que geralmente são considerados complexos, com muita delicadeza e poesia.

Através do riso, o grupo busca inspirar reflexões importantes sobre a potência da mulher, dialogando e envolvendo o público de todas as idades, divertindo crianças, jovens e adultos. Além de questionar a real diversidade no ambiente circense, propondo que as regras normativas sociais neste contexto sejam desconstruídas.

Idealizado por Lilyan Teles e Tatá Oliveira, o Circo di SóLadies surgiu em 2013 a partir de inquietações sobre a desigualdade de gênero e a percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher tratando-se de comicidade e linguagem do palhaço. Em 2016, juntam-se a elas as artistas Kelly Lima e Verônica Mello, ampliando o repertório do grupo.

Feito por mulheres palhaças, atrizes, musicistas, pesquisadoras e realizadoras é um circo em que as artistas desenvolvem o repertório através do improviso e do jogo cênico com elementos fundamentais para a conexão e interação com o público, a conquista do estado da graça, do riso e da reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

Acompanhe a programação através das redes sociais do grupo @circodisoladies

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.