Casa dos Educadores da Bahia, Instituto Anísio Teixeira completa 37 anos

Vista da sede do Instituto Anísio Teixeira em Salvador.Vista da sede do Instituto Anísio Teixeira em Salvador.
Vista da sede do Instituto Anísio Teixeira em Salvador.

Vista da sede do Instituto Anísio Teixeira em Salvador.

Fundado em 1º de junho de 1983, o Instituto Anísio Teixeira (IAT) completa, nesta segunda-feira, (01/06/2020), 37 anos. Órgão em regime especial de administração direta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) com base em regimento (Lei nº 8.970/94), o IAT tem por finalidade planejar e coordenar estudos e projetos referentes a ensino, pesquisa, formação e experimentações educacionais.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, fala sobre o papel do IAT. “Não é por acaso que o instituto leva o nome do baiano Anísio Teixeira, este que foi um dos maiores educadores do Brasil e que completa 120 anos de nascimento, em 2020. Ao honrar a memória de Anísio, o IAT tem, entre as principais ações, a Formação Continuada Territorial para gestores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas das Secretarias Municipais e da rede estadual. Atualmente, mais de 9 mil estão inscritos na Plataforma de Formação, construída para que a atividade possa acontecer de forma remota, por causa  da pandemia do novo Coronavírus. E isto demonstra a importância histórica do IAT, cuja atuação vem sendo fortalecida pelo Governo da Bahia”, afirmou ao acrescentar que “é fundamental  saudar e reconhecer o papel histórico de todos os gestores e funcionários atuais do IAT e daqueles que por ali deixaram sua valiosa contribuição para a educação baiana”.

O Instituto Anísio Teixeira disponibiliza, ainda, para educadores e estudantes, a Plataforma Anísio Teixeira, por meio do Portal da Educação  (pat.educacao.ba.gov.br). A ferramenta possui mais de 10 mil recursos educacionais abertos, organizados em canais, como o Canal do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) e o Canal das Universidades. Este último traz cursos e ofertas das 12 instituições públicas de Ensino Superior da Bahia e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

“O Instituto Anísio Teixeira é um patrimônio da educação baiana. É uma referência na formação de professores e na produção de conteúdos e tecnologias educacionais para todo o país”, afirma a diretora do IAT, Cybele Amado de Oliveira. “A educação não para, por isso estamos sempre pensando de que forma podemos contribuir. Em breve, iremos lançar uma nova versão da Plataforma Anísio Teixeira, além das formações em aprendizagem criativa e cultura maker”, completa a gestora.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).