Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher de Feira de Santana mantém atendimento durante pandemia

Hospital da Mulher de Feira de Santana já coletou quase 300 litros de leite materno, doados por mais de 700 mulheres e distribuídos a 361 recém-nascidos.Hospital da Mulher de Feira de Santana já coletou quase 300 litros de leite materno, doados por mais de 700 mulheres e distribuídos a 361 recém-nascidos.
Hospital da Mulher de Feira de Santana já coletou quase 300 litros de leite materno, doados por mais de 700 mulheres e distribuídos a 361 recém-nascidos.

Hospital da Mulher de Feira de Santana já coletou quase 300 litros de leite materno, doados por mais de 700 mulheres e distribuídos a 361 recém-nascidos.

A pandemia do coronavírus fez com que o número de mulheres doadoras de leite materno diminuísse em Feira de Santana. Mesmo assim, o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher continua funcionando e tem estoque atual de 139 litros – a coordenação do local espera que o volume até o final de maio chegue a 140 litros.

Até o momento, a unidade do Hospital da Mulher de Feira de Santana já coletou quase 300 litros de leite materno, doados por mais de 700 mulheres e distribuídos a 361 recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais. Para esses bebês e até os seis meses de vida, o leite materno é o único alimento que é recomendado, ele possui todos os nutrientes necessários para a criança e possui  e substâncias que protegem de infecções respiratórias, alergias e diarreias, além de diminuir a chance de a criança desenvolver doenças crônicas no futuro.

O pesquisador e presidente da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio de Almeida, explica que o leite materno doado é importante para o desenvolvimento imunológico de recém-nascidos.

“O leite humano tem substâncias ímpares dentro dele. O leite humano tem substâncias que protegem, o leite humano tem substâncias de imunomodulação. E o que é imunomodulador? Aumentam a resistência do organismo. Têm substâncias que promovem o crescimento facilitado do bebê e da criança.”

A mãe Roseane Cristina se tornou doadora há cerca de dois meses. Por produzir muito leite materno, ela resolveu doar para os Bancos de Leite Humano e assim ajudar os bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais e que não podem ser amamentados por suas mães. Roseane faz um apelo para que as mulheres lactantes e que podem doar continuem doando leite materno.

“Você que é mãe, sabe a importância que tem o leite materno nesses primeiros dias de vida de uma criança. Então você que está em casa, que tem seu filho em seus braços, que tem o prazer e o privilégio de amamentá-lo, ajude aquelas mães que estão em hospitais, que estão afastadas de seu filho por algum motivo, que não tem esse mesmo privilégio de amamentá-lo.”

O atendimento no Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher de Feira de Santa está ocorrendo normalmente. Qualquer mãe que esteja amamentando e possa doar o seu leite pode entrar em contato com o hospital. A coleta domiciliar ocorre todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, e no período da tarde ocorre o cadastramento em domicílio.

A unidade está localizada na Rua da Barra, número 705, no Jardim Cruzeiro, e funciona de segunda a sábado, das sete da manhã às sete horas da noite. O telefone de contato é o 75 3602-7156.

Em Feira de Santana, há também o Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Criança – o local é o Centro de Referência do estado e fica na avenida Eduardo Fróes da Mota. A unidade abre todos os dias da semana, das sete da manhã às sete da noite.

Qualquer quantidade de leite materno doado é importante. Segundo o Ministério da Saúde, dependendo do peso da criança, um mililitro é o suficiente para nutri-la a cada vez que for alimentada.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Procure o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136, para tirar qualquer dúvida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doacaodeleite.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]