Vereadores fazem apelo a moradores de Feira de Santana sobre combate ao Aedes Aegypti

Isaías dos Santos (Isaías de Diogo): nós precisamos combater a dengue todos os dias! Se você, morador, observar o quintal da sua casa, se detectar os imóveis fechados na sua localidade, precisa ligar para o 156.
Isaías dos Santos (Isaías de Diogo): nós precisamos combater a dengue todos os dias! Se você, morador, observar o quintal da sua casa, se detectar os imóveis fechados na sua localidade, precisa ligar para o 156.

Na manhã desta quarta-feira (13/05/2020), o vereador Isaías dos Santos (Isaías Diogo, MDB) usou o plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana para retomar o seu discurso, feito na última terça-feira (12), a respeito do combate ao mosquito Aedes aegypti. O foco, desta vez, foi nos moradores feirenses que, segundo o edil, precisam atentar para os cuidados necessários no combate ao mosquito em suas casas.

“Os moradores precisam atentar para os seus quintais. Nós precisamos combater a dengue todos os dias! Se você, morador, observar o quintal da sua casa, se detectar os imóveis fechados na sua localidade, precisa ligar para o 156 para que a Vigilância Epidemiológica possa fazer o seu trabalho, junto com você e, assim, ajudar no combate a esse mosquito que tem preocupado todos os feirenses”, disse o vereador.

Isaías de Diogo continuou: “Ontem, depois da minha fala aqui nesta tribuna, recebi mensagens no meu whatsapp de centenas de pessoas me parabenizando por solicitar intervenções do poder público neste combate. E, hoje pela manhã, recebi uma ligação do prefeito Colbert Martins informando que estão sendo tomadas providências para resolver esta situação”.

De acordo com o edil, uma luta é enfrentada diariamente pelos agentes de endemias que, muitas vezes não são recebidos pelos moradores feirenses. “Pessoal, já que os agentes de endemias não estão podendo entrar em suas casas, olhem seus quintais e vejam se têm garrafas, vasilhames e outros objetos que podem estar acumulando água da chuva e servindo de ponto de proliferação do mosquito. Não adianta só a intervenção da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica; neste momento, precisamos que todos se unam neste combate com higiene e cuidado”, ressaltou.

Ao finalizar o seu discurso, o vereador Isaías de Diogo frisou: “A luta não para! Este é o momento da gente se unir. Se cada um de vocês intervir cuidando das suas casas e levando a mensagem de que todos nós estamos preocupados com a dengue e a chikungunya em nossa cidade, iremos conseguir combater este mosquito”.

O vereador Eli Ribeiro (REP), em aparte, lembrou: “Por conta da covid-19, essa parte da dengue está esquecida. Precisamos lembrar aqui na Câmara de nossa colega Gerusa Sampaio, que já foi acometida pela chikungunya. Não é só agora por causa da pandemia que precisamos ter esse cuidado”.

José Menezes chama atenção para a grande incidência de casos de Dengue

O vereador José Menezes Santa Rosa (Zé Filé, PSD) –  utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13/05/2020), para alertar a população e o poder público sobre o crescimento da proliferação do mosquito Aedes aegypti no município.

O edil lembrou que o período das chuvas favorece a criação de focos de proliferação do mosquito, que, por sua vez, tem afetado a população com a transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com Zé Filé, os moradores do conjunto Feira X enfrentam este momento com a ausência dos agentes de endemias em meio à grande incidência de casos das doenças. “Eu não vejo uma ação de quem realmente deve prevenir o povo do mosquito da dengue e a situação está crítica”, lamentou.

Em aparte, o vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha, DEM) – elogiou o pronunciamento de Zé Filé e sugeriu que a Prefeitura contratasse novos agentes de endemias para reforçar a atuação dos profissionais já existentes na vistoria de possíveis focos endêmicos.

De volta com a palavra, Zé Filé apoiou a seleção e convocação de novos agentes, reforçando a necessidade de promover cursos de capacitação a estes profissionais.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108239 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]