Vaticano adota medição de temperatura na Basílica de São Pedro

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Vista da Basílica de São Pedro, cidade do Vaticano, Itália.
Vista da Basílica de São Pedro, cidade do Vaticano, Itália.
Vista da Basílica de São Pedro, cidade do Vaticano, Itália.
Vista da Basílica de São Pedro, cidade do Vaticano, Itália.

As pessoas que comparecerem a missas na basílica de São Pedro e em outras igrejas papais de Roma serão submetidas a uma medição de temperatura, como parte das medidas para conter a disseminação do coronavírus, informou o Vaticano nesta quinta-feira (14/05/2020).

O Vaticano não disse quando as medidas entrarão em vigor. As missas públicas serão retomadas em igrejas de toda a Itália na segunda-feira sob condições rígidas delineadas em um protocolo assinado na semana passada pela conferência de bispos do país e pelo governo italiano.

A basílica deSão Pedro se encontra no território do Vaticano, e as três outras basílicas papais —São Paulo Extramuros, São João de Latrão e Santa Maria Maior-– têm status soberano extraterritorial, e por isso não são parte da Itália tecnicamente.

As novas regras para as igrejas italianas incluem números limitados de pessoas, distanciamento e máscaras, mas não impõem a medição de temperatura, o que significa que as basílicas terão regulamentos mais rigorosos.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que a medição de temperatura será usada ao menos durante os serviços de domingo e os feriados religiosos.

Ele disse que as autoridades de cada basílica decidirão o número máximo de pessoas que podem entrar em segurança e que a polícia do Vaticano, a polícia italiana e voluntários controlarão o fluxo.

Bruni não disse quando as novas normas entrarão em vigor nem quando o papa Francisco voltará a rezar a missa no altar principal de São Pedro.

O papa deve rezar uma missa particular na segunda-feira em uma capela lateral em que o santo papa João Paulo 2º está enterrado para comemorar o 100º aniversário do falecido pontífice.

*Com informações de Philip Pullella, da Agência Reuters.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121972 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.