Salvador: #ConexãoFGM promove lançamento do documentário ‘Pernambués – Quilombo Urbano’, de Lúcio Lima

Cena do documentário 'Pernambués Quilombo Urbano'.
Cena do documentário 'Pernambués Quilombo Urbano'.
Cena do documentário 'Pernambués Quilombo Urbano'.
Cena do documentário ‘Pernambués Quilombo Urbano’.

Próxima segunda-feira (25/05/2020), no #ConexãoFGM, acontece o lançamento do documentário “Pernambués – Quilombo Urbano”, com direção de Lúcio Lima, resultado do projeto contemplado pelo edital Arte Todo Dia – Ano V, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

O filme terá estreia no canal do YouTube da FGM, disponível das 8 às 21 horas.  Oriundo do antigo Quilombo do Cabula, Pernambués é um bairro periférico de Salvador que tem em sua raiz uma negritude que pode ser vista em sua paradoxal existência entre casarões nobres e a resistência de um povo batalhador. “Pernambués – Quilombo Urbano” retrata a construção da localidade e do seu contexto histórico, desde os laranjais à sua desvinculação do Cabula, percorrendo por rostos que validam o título de bairro mais negro de Salvador. As histórias navegam pelas personalidades nascidas em Pernambués a partir da condução do Rapper Negro Davi, músico reconhecido em seu local de origem. O documentário navega pelas ondas que carregam memórias, lutas e realizações, ingredientes que fazem de qualquer local um mar de descobertas. (trailer: https://m.youtube.com/watch?v=TaOyqWGpIrE

Na terça-feira (26), o #ConexãoFGM reprisa “Água de Meninos, A Feira do Cinema Novo”, com direção de Fabíola Aquino. Relembra os filmes “Sol Sobre a Lama” e “A Grande Feira”, que retratavam as condições de vida da sociedade baiana na década de 60, o cenário era a Feira de Água de Meninos que foi incendiada. Hoje a Feira de São Joaquim e seus feirantes vivem situações semelhantes às dos filmes do Cinema Novo, em paralelo aguardam com esperança o início da revitalização e ampliação da maior feira livre da Bahia.

Na quarta-feira (27), quem volta para a programação é a série “O Samba que Mora Aqui – Episódios 1 e 2”, que tem direção de Vitor Rocha. Ao abordar diferentes rodas de samba de Salvador, mestras e mestres sambistas como Ganhadeiras de Itapuã, Riachão e Walmir Lima, a produção discute as origens do samba e sua relação umbilical com os rituais de matriz africana. A obra tem participação do maestro Letieres Leite, da líder religiosa Makota Valdina, e do ritmista Gabi Guedes e suas mãos forjadas nos toques dos atabaques.

Na quinta-feira (28), os episódios 3 e 4, da série “O Samba que Mora Aqui”, com direção de Vitor Rocha. Ao abordar diferentes rodas de samba de Salvador, mestras e mestres sambistas como Ganhadeiras de Itapuã, Riachão e Walmir Lima, a produção discute as origens do samba e sua relação umbilical com os rituais de matriz africana. A obra tem participação do maestro Letieres Leite, da líder religiosa Makota Valdina, e do ritmista Gabi Guedes e suas mãos forjadas nos toques dos atabaques.

Na sexta-feira (29), serão exibidos dois filmes com direção de Lorena Sales e Murilo Deolino: “As Máscaras de Nilo”, onde na véspera do Dia de Finados, o cortejo dos caretas sai pelas ruas da pequena cidade de Nilo Peçanha. Com um ar de mistério, o som dos búzios e as batidas de enxada se ouvem de longe. As máscaras carregam o culto aos antepassados, uma herança preservada ao longo dos tempos que constitui o imaginário presente na localidade; e “Dia de Visita”, que aborda a história entre conexões e desconexões um garoto da cidade visita seus tios no interior.

No final de semana, a partir das 07h da manhã do sábado (30), até às 00h do domingo (31), ficará disponível todo o conteúdo apresentado durante a semana.

É possível assistir do computador, smart TV, tablet, celular… qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet, através do canal do YouTube da FGM ( https://bit.ly/2vQgnJz ).

Para saber de toda programação do #ConexãoFGM, basta seguir a FGM nas redes @fgmoficial (Instagram) e @fgmcultura (Facebook).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116758 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.