Projeto Estude em Casa com UPT disponibiliza videoaulas de preparação para o ENEM

SEC Bahia disponibiliza videoaulas através do Projeto ‘Estude em Casa’,
SEC Bahia disponibiliza videoaulas através do Projeto ‘Estude em Casa’,
SEC Bahia disponibiliza videoaulas através do Projeto ‘Estude em Casa’,
SEC Bahia disponibiliza videoaulas através do Projeto ‘Estude em Casa’,

O projeto Estude em Casa – Universidade para Todos, realizado pela Secretaria da Educação em parceria com as Universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB), disponibiliza videoaulas para auxiliar os estudantes em processos seletivos, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na plataforma hospedada no site da UEFS (upt.uefs.br), o programa oferta diferentes conteúdos didáticos, que auxiliam os estudantes no atual momento de isolamento social, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.

A coordenadora geral do UPT UEFS, Aretusa Lima Oliveira, explica que o estudante, ao clicar no “Estude em Casa”, terá conteúdos atualizados todas as quartas-feiras, por área do conhecimento. O ambiente virtual de estudos, com acesso gratuito e ilimitado, é integrado a diversas plataforma de mídia on-line, redes sociais, planejado a partir de uma rede colaborativa entre a SEC e as universidade executoras do UPT e direcionado aos estudantes cursistas e egressos da rede pública de ensino do Estado da Bahia.

“Mais do que nunca, os estudantes precisam se sentir acolhidos, seguros e, como tem feito ao longo de sua trajetória, o UPT seguirá orientando-os e auxiliando-os a ressignificarem esse distanciamento social, enxergando nele a oportunidade de se reinventar, dedicando-se ainda mais aos estudos e dando continuidade aos seus projetos de vida”, pontuou.

A estudante Beatriz Santana do Nascimento Neta, 20 anos, egressa do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, no município de Antônio Cardoso, falou sobre a importância que o projeto UPT Estude em Casa está tendo em sua vida, neste período de isolamento social. “Com esta minha primeira experiência on-line pude perceber que é possível sim aprendermos em casa neste momento em que não está sendo possível irmos à escola por conta da pandemia do Coronavírus”, disse Beatriz, que pretende prestar vestibular para Letras com Inglês.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, também destacou o papel de inclusão social do UPT. “Este processo é significativo porque é preciso manter os estudantes em atividade de alguma forma, mesmo reconhecendo os limites da juventude em relação ao seu acesso à internet e às tecnologias. É um projeto que dá oportunidade também a repensar algumas experiências naquilo que a gente considera de cunho pedagógico em experiências presenciais e não presenciais”.

Nos últimos anos, completa Marcius Gomes, o UPT tem tido uma concorrência alta. “Disponibilizamos 11 a 12 mil vagas e a procura chega a 30 mil estudantes. Acredito que, a partir deste movimento, podemos consolidar uma outra experiência de estudantes que podem ter acesso a esta plataforma de conhecimentos. Trata-se de uma ação estratégica que pode chegar, portanto, a um público muito maior”, afirmou.

O UPT

Criado pela Secretaria da Educação do Estado, o Programa Universidade Para Todos é um dos principais programas de acesso da juventude ao Ensino Superior da SEC em parceria com as universidades.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108671 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]