Professores da rede estadual da Bahia dão dicas de Redação e Física para os estudantes se prepararem para o ENEM

Professores de Redação e Física prepararam algumas dicas e sugestões de conteúdos que devem ser estudados com mais atenção.

Professores de Redação e Física prepararam algumas dicas e sugestões de conteúdos que devem ser estudados com mais atenção.

Com o objetivo de contribuir para que os estudantes da rede estadual de ensino tenham bons desempenhos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), professores de Redação e Física prepararam algumas dicas e sugestões de conteúdos que devem ser estudados com mais atenção. As inscrições para o exame seguem abertas até o dia 22 de maio de 2020, através do link: https://enem.inep.gov.br/participante. As provas presenciais vão ocorrer nos dias 1º e 8 de novembro. Já a versão digital do ENEM será realizada nos dias 22 e 29, do mesmo mês.

Segundo o professor de Redação, Antonio Almeida Conceição, do Colégio Estadual Rubén Dario, localizado em Salvador, para se fazer uma boa redação, os estudantes devem utilizar as normas da linguagem formal e ler muito sobre temas diversos como saúde pública, violência doméstica, importância do mundo virtual e solidariedade em tempos de pandemia, entre outros assuntos da atualidade que podem ser abordados. Além disso, o estudante deve desenvolver um repertório cultural que não entre em dissonância com as normas da escrita da Língua Portuguesa, tendo como base o acordo ortográfico em vigor.

“É importante que o candidato esteja consciente de como elaborar um texto dissertativo, coeso, coerente e persuasivo. Para isso, no momento da prova, o estudante deve fazer um rascunho do texto, estruturar corretamente cada parágrafo, fazendo com que as partes do texto estejam entrelaçadas com as ideias relativas à introdução, e ser objetivo. Outra dica é construir os argumentos e contra-argumentos que convençam o leitor de que a sua tese a respeito do assunto é realmente convincente”, ressaltou o educador.

O professor de Física, Edvaldo Ferreira dos Santos, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte da Diamantina II, localizado em Jacobina, também destacou algumas dicas. “O estudante precisa estar atento aos conceitos e fórmulas. Compreender os fenômenos descritos nos enunciados das questões relacionando com o conceito. Como dica, é importante focar nos conteúdos que, geralmente, são mais cobrados, como Cinemática escalar com velocidade média; Equação de Torricelli e movimento retilíneo; Ondulatória; Calorimetria com dilatação de sólidos e líquidos; As Leis de Newton; e Pressão e energia com circuitos elétricos, corrente elétrica, diferença de potencial, resistores e capacitores elétricos”.

Edvaldo também reforçou quanto ao uso das fórmulas necessárias para a resolução das questões de Física. “As fórmulas podem ser decoradas com mais facilidade praticando e associando frases, palavras ou símbolos que fazem lembrar determinada fórmula. Outra dica é fazer mapa mental do assunto estudado, pois ajuda bastante. É essencial fazer e refazer exercícios e provas anteriores para melhorar o desempenho. Durante o exame, é preciso ter tranquilidade e começar pelas questões que o estudante tem mais domínio do conteúdo. Deve-se ler com bastante atenção, procurar compreender o fenômeno e o que está sendo cobrado do conteúdo de Física em cada questão para não se equivocar na resposta”, enumerou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]