Presidente Jair Bolsonaro está repensando a relação com partidos, diz deputado Rodrigo Maia

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.
Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.
Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.
Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.

O presidente Jair Bolsonaro está repensando sua relação com os partidos políticos, disse nesta quarta-feira (06/05/2020) o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacando que cada governante constrói a articulação com o Legislativo de um jeito.

Questionado em entrevista coletiva se o governo já tem uma base aliada consolidada no Congresso, Maia disse que cabe ao Palácio do Planalto fazer esta avaliação, ressaltando que é um direito do governo construir esse apoio de forma transparente.

Bolsonaro foi eleito com uma plataforma crítica ao que chama de velha política, que seria a obtenção de apoio no Congresso em troca de cargos no Executivo. Em meio a notícias de negociação para a participação dos partidos do chamado centrão numa base de apoio ao governo, o presidente tem repetido que é possível ministros darem cargos sem ele ao menos saber disso.

Maia, que baixou o tom nas críticas a Bolsonaro desde que o presidente desferiu duros ataques contra o deputado, se reuniu nesta quarta com os ministro Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Braga Netto (Casa Civil).

Questionado sobre a reunião, Maia disse que Ramos tem conversado bastante com ele e ressaltou que sempre teve uma boa relação com Braga Netto, que foi interventor de segurança pública durante o governo Temer no Estado do Rio de Janeiro, base eleitoral do presidente da Câmara.

Maia disse que recebeu os ministros e vai continuar dialogando com os dois. Segundo ele, esse diálogo e canal aberto está de bom tamanho.

O deputado aproveitou para destacar que seria bom que o governo tivesse uma posição única sobre os projetos em votação, após aparente desencontro entre as posições da equipe econômica e do Planalto no projeto de ajuda a Estados e municípios, em relação às categorias de servidores que ficarão com salários congelados por 18 meses.

*Com informações de Maria Carolina Marcello, da Agência Reuters.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106708 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]