Presidente da ALBA apresenta Moção de Pesar em memória de Fernando Schmidt, ex-ministro e ex-presidente do Esporte Clube Bahia

Fernando Roth Schmidt (Salvador, 25 de abril de 1944 – 4 de maio de 2020) atuou como ministro, secretário estadual e presidente do Esporte Clube Bahia.

Fernando Roth Schmidt (Salvador, 25 de abril de 1944 – 4 de maio de 2020). Deputado Nelson Leal apresenta Moção de Pesar em memória do ex-ministro, secretário estadual e aponta trajetória democrática, entre a política e o futebol.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal, apresentou moção de pesar pelo falecimento de Fernando Roth Schmidt, ex-presidente do Esporte Clube Bahia, nesta madrugada (04/05/2020), por volta de 0h40, aos 76 anos. “Schmidt tem a sua história mesclada entre a política – onde foi eleito, em 1984, vereador de Salvador, depois ministro interino do Trabalho, diretor-presidente da Codeba e secretário polivalente no governo de Jaques Wagner – e o futebol, mais precisamente o Esporte Clube Bahia, presidente por duas vezes e a sua grande paixão de vida. Era um gentleman, um homem do diálogo e da diplomacia, mas sempre comprometido com a democracia”, elogia Leal em sua mensagem póstuma, estendendo o seu abraço solidário à família – na pessoa do irmão, Alberto – e aos amigos de Schmidt.

No Esporte Clube Bahia, entre 1975 e 1979, Schmidt presidiu o Tricolor, em uma gestão que ficou marcada pela conquista do heptacampeonato baiano e pela construção do Fazendão, o CT situado em Itinga. Na democratização do clube, foi o presidente de transição para o período compreendido entre setembro de 2013 e dezembro de 2014, eleito pelo voto direto e livre dos sócios do Bahia, derrotando por 3.300 votos (67% dos válidos) o segundo colocado, o radialista Antônio Tillemont. “Schmidt foi político em toda a sua vida, mas será inesquecível, principalmente para os torcedores tricolores, pelo futebol”, pontua o chefe do Legislativo estadual.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).