PIB do Reino Unido encolhe recorde de 5,8% em março de 2020 e impacto maior do Covid-19 ainda está por vir

Oxford Street, em Londres, sede do Reino Unido.
Oxford Street, em Londres, sede do Reino Unido.
Oxford Street, em Londres, sede do Reino Unido.
Oxford Street, em Londres, sede do Reino Unido.

A economia britânica encolheu um recorde de 5,8% em março uma vez que a crise devido ao coronavírus se intensificou e o governo fechou grande parte do país, de acordo com dados oficiais que indicam um impacto ainda maior por vir.

A queda mensal no Produto Interno Bruto foi sentida em quase todos os setores dos restaurantes e bares a locais de construção e fábricas e foi a maior desde que registros comparáveis começaram em 1997.

“O forte declínio no PIB do primeiro trimestre do Reino Unido traz poucas surpresas, mas destaca claramente a magnitude do desafio diante das autoridades”, disse o estrategista do JP Morgan, Hugh Gimber.

Nos três primeiros meses do ano, o PIB contraiu 2,0% em relação ao quarto trimestre de 2019, maior recuo desde o ápice da crise financeira no final de 2008, informou o Gabinete de Estatísticas Nacionais.

O banco central britânico afirmou na semana passada que a contração da economia no segundo trimestre pode se aproximar de 25% e levara ao maior declínio anual em mais de três séculos.

O ministro das Finanças, Rishi Sunak, afirmou que o Reino Unido está agora no meio de uma recessão significativa.

“Temos que defender os empregos das pessoas, suas rendas, sua subsistência nesse momento, e apoiar empresas para que possamos passar por esse período de forte disrupção e sair mais forte do outro lado”, disse ele após os dados do PIB.

A queda no PIB do primeiro trimestre foi ligeiramente melhor do que a expectativa de economistas em pesquisa da Reuters e menos do que o recuo de 3,8% sofrido pela zona do euro no mesmo período. Mas o Reino Unido só deu início às suas paralisações em 23 de março, depois de muitos países da zona do euro.

*Com informações de David Milliken e William Schomberg, da Agência Reuters.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108264 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]