Ministério da Saúde cancela detalhamento de diretrizes de isolamento por divergências com Estados

Nelson Teich, ministro da Saúde do Governo Bolsonaro.
Nelson Teich, ministro da Saúde do Governo Bolsonaro.
Nelson Teich, ministro da Saúde do Governo Bolsonaro.
Nelson Teich, ministro da Saúde do Governo Bolsonaro.

O Ministério da Saúde cancelou o detalhamento das diretrizes sobre distanciamento social previsto para esta quarta-feira (14/05/2020), enquanto busca um consenso junto a Estados e municípios, depois que os conselhos que reúnem secretários estaduais e municipais de Saúde se manifestaram contra à apresentação por temerem representar um respaldo ao afrouxamento das medidas de isolamento.

 “O Ministério da Saúde aguarda a pactuação da estratégia de gestão de riscos junto a Estados e municípios”, informou o ministério em nota sobre o cancelamento, enviada minutos antes do horário marcado para a apresentação.

“Desde o último sábado, a estratégia tem sido debatida com os conselhos dos secretários de Saúde estaduais e municipais, o Conass e o Conasems. O objetivo era ter um plano construído em consenso. No entanto, esse entendimento não foi obtido nas reuniões conduzidas até o momento”, acrescentou o ministério em um segundo comunicado.

Primeira grande medida do novo ministro da Saúde, Nelson Teich, desde que tomou posse em 17 de abril, a chamada estratégia de gestão de riscos para Estados e municípios foi lançada na segunda-feira, mas o ministro disse que as diretrizes seriam detalhadas nesta quarta-feira, esperando ter o apoio dos secretários locais.

Segundo Teich, uma primeira apresentação feita ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) foi bem-recebida pelos secretários, mas na segunda-feira (11) representantes de ambos os órgãos se declararam contra o plano.

“Enquanto estivermos empilhando corpos, não tenho como discutir isso”, disse o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Alberto Beltrame, ao jornal O Estado de S. Paulo.

*Com informações de Pedro Fonseca, da Agência Reuters.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]