Ministério da Economia estima perda de R$ 20 bilhões para cada semana adicional de quarentena

Paulo Guedes, ministro da Economia do Governo Bolsonaro.
Paulo Guedes, ministro da Economia do Governo Bolsonaro.
Paulo Guedes, ministro da Economia do Governo Bolsonaro.
Paulo Guedes, ministro da Economia do Governo Bolsonaro.

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia estimou nesta quarta-feira (13/05/2020) que a perda de uma semana adicional de quarentena é de 20 bilhões de reais para a economia do Brasil.

“O impacto imediato diante das paralisações da produção e isolamento social foi calculado utilizando-se uma grande quantidade de fontes de dados para os 128 produtos da Tabela de Recursos e Usos do IBGE, permitindo avaliar a perda de faturamento por produto e atividade”, afirmou a SPE, em nota.

A secretaria ressaltou, contudo, que os custos envolvidos no isolamento devem ser muito maiores já que, quanto maior o tempo em isolamento social, maior será a perda de arrecadação das empresas e seu endividamento, promovendo um número crescente de falências e destruição de postos de trabalho.

“O mesmo efeito ocorre sobre o endividamento público, que tem gastos majorados e redução nas arrecadações. Assim, os canais de impacto da crise que afetam o médio e o longo prazo são amplificados por períodos maiores de isolamento social”, pontuou.

*Com informações de Marcela Ayres, da Agência Reuters.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108692 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]