Laboratório estadual em Jequié inicia testes moleculares para Covid-19

Testes moleculares vão verificar infecção por SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.
Testes moleculares vão verificar infecção por SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.
Testes moleculares vão verificar infecção por SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.
Testes moleculares vão verificar infecção por SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.

Mais um laboratório público estadual entrou em operação, realizando testagens do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para a detecção do genoma viral do coronavírus (Covid-19). O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esteve no município de Jequié nesta sexta-feira (15/05/2020), onde visitou a unidade que está localizada dentro do Centro de Referência em Doenças Endêmicas Pirajá da Silva.

De acordo com o secretário, “a unidade tem capacidade de realizar até 1.080 exames por mês, sendo referência para casos graves e óbitos da região. Já os exames de rotina continuarão indo para Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), em Salvador, cuja capacidade de análise é superior a mil amostras por dia”, afirma Vilas-Boas.

O laboratório em Jequié se junta às unidades de Vitória da Conquista e Barreiras, que iniciaram a testagem molecular nesta semana. Ainda serão implantados laboratórios em Paulo Afonso e Porto Seguro. “Tem sido feito um esforço enorme do governador Rui Costa para adquirir máquinas e insumos para ampliar e descentralizar a testagem da população”, ressalta o secretário.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR deve ocorrer em cinco situações: pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos; pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.

Em Jequié, Fábio Vilas-Boas também verificou o funcionamento dos 21 leitos destinados ao tratamento da Covid-19 instalados no Hospital Prado Valadares, unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Jequié possui 142 casos confirmados de Covid-19, enquanto Ipiaú tem 116 registros. No entanto, utilizando o coeficiente de incidência da doença por 1.000.000 de habitantes, Ipiaú lidera o ranking estadual com o número de 2.310,73. Devido a esta situação no município de Ipiaú, Vilas-Boas também visitou a localidade, onde conversou com a secretária de Saúde e conheceu o Pronto Atendimento Covid-19, que já realizou mais de 300 atendimentos desde 23 de abril, data da abertura do serviço.

Sobre Carlos Augusto 9514 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).