Ilhéus: Hospital Costa do Cacau recebe equipamentos para ampliar tratamento de hemodiálise

Vista aérea do Hospital Regional Costa do Cacau, no município de Ilhéus.
Vista aérea do Hospital Regional Costa do Cacau, no município de Ilhéus.
Vista aérea do Hospital Regional Costa do Cacau, no município de Ilhéus.
Vista aérea do Hospital Regional Costa do Cacau, no município de Ilhéus.

A ala Covid-19 do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, conta com serviço de hemodiálise para pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, o hospital recebeu na última semana, equipamentos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para o tratamento de pessoas acometidas pelo novo coronavírus.

Alguns pacientes com a Covid-19, por terem maiores complicações em suas funções renais, necessitam do procedimento de hemodiálise. De acordo com a enfermeira do HRCC, Diovania Braga, “mediante ao cenário atual na UTI Covid-19, demos início a esse serviço, atendendo de forma completa as necessidades dos pacientes internados”.

A enfermeira ainda relatou que a hemodiálise também é disponibilizada na Enfermaria Covid-19 e a localização próxima a UTI, é outro ponto importante. “A disposição dessas duas áreas de assistência, uma em frente a outra, facilita o fluxo dos pacientes que possivelmente apresentem a necessidade de transferência para a UTI, otimizando o tempo de atendimento, evitando maiores agravos do quadro clínico”, disse.

Semana passada, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Sesab, enviou ao HRCC para enfrentamento a Covid-19, remessa de equipamentos, contendo aparelhos cardioversores, de eletroencefalografia, laringoscópios, espirômetro, raio X, ventiladores pulmonares, entre outros.

Para o médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, o suporte oferecido pelo governo estadual e Sesab proporciona condições de atendimento necessário aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus. “Na nossa unidade Covid-19 temos estrutura para tratar complicações da doença, conforme as necessidades de cada um, de acordo com seu quadro clínico. O apoio do governador Rui Costa e do secretário Fábio Vilas-Boas tem sido muito importante nesse momento e toda equipe do IBDAH está comprometida cada dia mais com o restabelecimento da saúde dos pacientes”, conclui.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110897 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]