Ibovespa dispara mais de 3% com impulso externo

Ibovespa desta segunda-feira (18/05/2020).

Às 10:26, o Ibovespa subia 3,33 %, a 80.140,13 pontos. 

O tom positivo prevalecia no mercado acionário brasileiro nesta segunda-feira (18/05/2020), com o Ibovespa acima de 80 mil pontos, após uma semana negativa, em recuperação respaldada pelo cenário externo, diante de expectativas ligadas ao relaxamento de medidas de confinamento e recuperação de economias.

A temporada de balanços também continua no radar, com os números de Marfrig previstos para após o fechamento, assim como a cena política, com a primeira etapa da sessão na bolsa paulista também marcada pelo vencimento dos contratos de opções sobre ações.

Na semana passada, o Ibovespa acumulou queda de mais de 3%, com forte volatilidade.

Nos Estados Unidos, os futuros dos índices acionários subiam com ganhos generalizados entre os setores, de automóveis a petróleo, uma vez que muitos países relaxam as restrições sobre empresas e atividades sociais, alimentando as esperanças de uma recuperação econômica global.

O viés também era positivo nos pregões na Europa, com investidores esperando por uma recuperação econômica gradual à medida que muitos países flexibilizam as quarentenas decorrentes do coronavírus.

Ainda, os preços do petróleo avançavam, com o Brent, referência internacional, tocando máxima de um mês, em meio a um otimismo com a reabertura de economias e cortes de oferta por importantes países produtores.

“Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom de otimismo, na ausência de notícias relevantes no final de semana”, disse o estrategista Dan Kawa, da TAG Investimento, destacando entrevista do chairman do Federal Reserve, em que reiterou ter munição para eventuais novas rodadas da crise.

Em entrevista ao programa da CBS “60 Minutes”, Jerome Powell também afirmou que os dados mais importantes para a economia dos Estados Unidos no momento são as “métricas médicas” sobre a pandemia de coronavírus.

*Com informações de Paula Arend Laier, da Agência Reuters.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).