Governador Rui Costa lamenta morte do ex-ministro Fernando Schmidt; Políticos prestam homenagem

Fernando Roth Schmidt (Salvador, 25 de abril de 1944 – 4 de maio de 2020) atuou como ministro, secretário estadual e presidente do Esporte Clube Bahia.

Fernando Roth Schmidt (Salvador, 25 de abril de 1944 – 4 de maio de 2020) atuou como ministro, secretário estadual e presidente do Esporte Clube Bahia.

O governador Rui Costa utilizou as redes sociais, na manhã desta segunda-feira (04/05/2020), para emitir nota de pesar pela morte de Fernando Schmidt, ex-presidente do Esporte Clube Bahia e ex-secretário de Estado, durante a gestão Jaques Wagner.

“Com muita tristeza, nos despedimos hoje de Fernando Schmidt. Como vereador, ministro e secretário de Estado, no governo Jaques Wagner, ele sempre se destacou pela correção e coerência. Schmidt foi um ser humano íntegro, generoso e leal aos amigos. Lutou pela democracia no país e no Esporte Clube Bahia, onde foi o primeiro presidente eleito democraticamente. Marcou a história do clube e se tornou uma referência na política baiana graças a sua postura ética e respeitosa nos cargos que ocupou. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor”, lamentou Rui Costa.

Políticos prestam homenagem

Nota de pesar da deputada Lídice da Mata (PSB-BA)

Hoje é um dia triste, dia em que perdemos um dos nossos amigos mais amados. Companheiro de todas as lutas e correligionário, Fernando Schmidt nos deixa e conosco fica aquela sensação de coração despedaçado. Amante da democracia e conhecedor da política como poucos, Schmidt tinha na diplomacia uma das suas principais características. Também foi grande estrategista e sempre atuou com singular discrição. Apesar de não poder comer açúcar, por conta do diabetes, jamais deixou de ser doce, mas também fora firme em todos os seus propósitos e decisões. Na vida pública, foi vereador, secretário e teve diversas funções, às quais desempenhou com maestria. Mas foi na presidência do Esporte Clube Bahia – cargo que ocupou por duas vezes- que ficou marcado pela implantação da democracia no ambiente azul, vermelho e branco, um sonho que parecia distante e que foi conquistado com muito suor. Schmidt saí de cena, mas o seu legado e o seu carisma, apesar da sua imensa discrição, vão servir para amenizar a grande falta que sua presença física fará entre nós.

Saudade sem fim da sua amiga e companheira de luta, Lídice da Mata .

Leia +

Presidente da ALBA apresenta Moção de Pesar em memória de Fernando Schmidt, ex-ministro e ex-presidente do Esporte Clube Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).