Fiscalização pretende inibir presença de surfistas e banhistas nas praias de Salvador

Vigilância das praias de Salvador com ênfase na fiscalização de surfistas.
Vigilância das praias de Salvador com ênfase na fiscalização de surfistas.
Vigilância das praias de Salvador com ênfase na fiscalização de surfistas.
Vigilância das praias de Salvador com ênfase na fiscalização de surfistas.

A Prefeitura iniciou, nesta quinta-feira (07/05/2020), a vigilância das praias de Salvador com ênfase na fiscalização de surfistas. A operação, intitulada Praia de Bulhosa, pretende inibir a presença de cidadãos tanto na faixa de areia quanto no mar durante o período de isolamento social.

Fruto de uma parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), a operação conta com abordagens aos surfistas no mar. O procedimento é efetuado por meio dos salva-vidas com uso de botes, pranchas e jet skis. Os profissionais orientam praticantes e banhistas sobre a necessidade de deixar o local para a preservação da saúde coletiva.

De acordo com o inspetor geral da GCM, Marcelo Silva, apesar de haver alguns pontos em que a prática do surfe é mais frequente, a exemplo do trecho próximo ao Barravento (Barra), e das praias de Piatã e Jaguaribe, a operação não é estanque e vai se adaptar constantemente. A proposta, segundo Silva, é que essa operação seja efetuada enquanto houver a presença de pessoas na praia, sejam surfistas ou não, durante a quarentena.

A Salvamar é responsável pela definição dos horários das abordagens com base na tábua da maré, recurso que os praticantes do esporte usam para programar os treinos. Já a Guarda Municipal vai intensificar o patrulhamento feito rotineiramente em toda a orla, além de dar apoio aos salva-vidas durante as abordagens.

Desde o fim de março, o acesso às praias foi vetado por meio de decreto municipal. Apenas pescadores, já que dependem da atividade para o sustento da família, seguem com livre acesso às praias de Salvador. No entanto, estes trabalhadores devem evitar aglomeração na faixa de areia e nas colônias de pesca espalhadas pela orla.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108182 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]