Feira de Santana Museu Casa do Sertão promove registros afetivos no Dia Internacional de Museus

Museu Casa do Sertão promove exposição virtual.

Museu Casa do Sertão promove exposição virtual.

Para celebrar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, o Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), realiza, em vídeo, a exposição virtual ‘O Sertão em mim: Registros afetivos da equipe Museu Casa do Sertão’.

A exposição contempla a proposição da 18° Semana de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que tem o tema ‘Museus para a igualdade: diversidade e inclusão’. Nela, são enfatizadas as múltiplas possibilidades de atuação dos museus, tanto na relação com seus públicos e acervos, como na relação dos museus entre si, visando o apoio ao desenvolvimento e ações, de modo a diminuir a desigualdade no tratamento e perspectivas oferecidas.

Diante do cenário atual, impossibilitada de realizar atendimento presencial, a equipe do Museu Casa do Sertão transmite, de forma virtual, as próprias impressões afetivas do Sertão. “Essa foi a forma que encontramos para estar junto de você, nosso público, mesmo de longe, para levar nosso olhar, lembranças e vivências do nosso mundo, da nossa Casa do Sertão”, conforme salienta o diretor Cristiano Cardoso.

A mostra expressa o sertão, em sua característica diversidade, para além dos usuais contrastes e polarizações. Notabiliza um peculiar acervo de imagens e depoimentos que, despretensiosamente, foram produzidos pela equipe do Museu e intentam tematizar ‘leituras de mundo’ através das noções de patrimônio e identidade.

O vídeo expõe fotografias de Adriele Motta, Darlene Moreira, Edenbergue Lima, Elielton Reis, Joseane Macedo, Tayla Carize, Romisval Silva, Hortência Sant’Ana (produtora) e Kaony Marques.

Segundo o historiador Jacson Caldas, o Museu Casa do Sertão foi edificado para “evocar as lembranças de tempos passados, de vivências e culturas locais supostamente suplantadas, ou em processo de silenciamento nos modos de viver no cotidiano”. É com esta proposta que a equipe convida o público, mesmo virtualmente, a apreciar parte da história, da gente, “nosso lugar, nossa Casa do Sertão”.

A equipe do Museu Casa do Sertão manda um abraço virtual e cheio de afeto para a comunidade.

Confira vídeo

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]