Feira de Santana em história: Maio de 1978 | Por Adilson Simas

Fachada do Banco da Bahia em Feira de Santana em 1978

Fachada do Banco da Bahia em Feira de Santana em 1978

Vamos lembrar fatos ocorridos na cidade no começo de maio de 1978, tomando como fonte edições do jornal “Feira Hoje” que desde março de 1976 passou a circular diariamente.

Por iniciativa do comandante Cezar Augusto Guimarães, do 35BI, foi celebrado na Catedral de Santana oficio religioso em memória dos que morreram durante a II Guerra Mundial, em campos da Itália.

Já a câmara marcou para quinta-feira, 11, sessão especial para comemorar 33º aniversário da vitória dos aliados contra o poder nazista, na II Guerra Mundial. Como oradores, José Ferreira Pinto (Arena) Nilton Belas Vieira (MDB)

Mesmo aniversariando na segunda-feira, 8, já no domingo, 7, amigos do deputado João Durval mandaram celebrar missa às 19 horas na Catedral de Santana. A missa também foi dedicada a arquiteta Yeda Barradas Carneiro, cujo aniversário aconteceu em 26 de abril.

Aprovada na câmara moção, do vereador Roberto Pitombo, desejando votos de parabéns aos artistas André e Charles Albert “pelos dez anos de colaboração, com suas fantasias, para a micareta de Feira de Santana”.

Os coordenadores e alfabetizadores do Mobral/Feira se reuniram dia 8, na Biblioteca Arnold Silva, avaliando o trabalho do mês de abril. Também anunciaram o concurso “Mobral Transformação”, consistindo transformar objetos em desuso em peças de arte.

Mesmo faltando muito tempo, as eleições para a escolha do novo provedor da Santa Casa de Misericórdia, marcada para janeiro do ano seguinte, já era o assunto mais discutido entre os irmãos da secular instituição. E o nome de Osvaldo Torres foi o primeiro a ser lançado

O grupo pró Osvaldo divulgou nota mostrando sua eficiência quando esteve presidindo o Feira Tênis Clube, o Clube de Campo Cajueiro, a Liga Feirense de Desportos e o Lions Clube, quando construiu a Biblioteca Infantil na Praça da Matriz.

As colunas políticas e sociais destacaram a candidatura do jornalista, advogado e ex-vereador Hugo Silva a Assembléia Legislativa por Feira. Eleito, Hugo devolveu a Arena local a cadeira perdida com a morte de Áureo Filho no exercício do mandato parlamentar.

Vereador e presidente em exercício do diretório local do MDB, Gerson Gomes marcou para o dia 14 o reinicio das reuniões dos dirigentes do partido com os diretórios de bairros. Informou também que o Tanque do Urubu foi escolhido para primeiro encontro.

Ano eleitoral vale frisar que Gerson Gomes foi um dos candidatos do MDB à Assembléia Legislativa. Concluídas as eleições e com sua vitória nas urnas, Gerson passou a formar no grupo de vereadores que interromperam o mandato municipal para ser deputado estadual.

Foram abertas no Feira Palace Hotel as inscrições para a II Jornada Bahiana de Cancerologia marcada para 22, 23 e 24 de maio. Promoção da Liga Bahiana Contra o Câncer, contou com o apoio da Prefeitura, Governo do Estado e da regional da ABM.

Retornou a cidade o arquiteto Raimundo Torres, superintendente do Centro Industrial do Subaé. Estava na capital participando no Desenbanco do 2º Encontro sobre Participação em Feiras e Exposições no Exterior, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores.

Dentro do trabalho de prevenção da febre aftosa no rebanho bovino baiano, a Gerfab anunciou uma campanha de desinfetação dos caminhões que fazem o transporte de gado, a partir do posto da BR 116. A informação foi do chefe da área dez, Joel Andrade Mota.

E no mais, homens de negócios da cidade, preocupados com o incremento comercial de Camaçari em função do Pólo Petroquímico pediram uma reunião à Associação comercial para uma ampla discussão sobre a vida comercial de Feira de Santana.

*Adilson Simas, jornalista, atua em Feira de Santana.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]