Em meio à tensão entre presidente Jair Bolsonaro e o STF, Abraham Weintraub depõe à PF em inquérito das fake news

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Abraham Weintraub, ministro da Educação do Governo Bolsonaro.
Abraham Weintraub, ministro da Educação do Governo Bolsonaro. Falhas da pasta evidenciam inapetência na gestão pública.

Em meio à escalada de tensão entre o presidente Jair Bolsonaro e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, prestou depoimento nesta sexta-feira (29/05/2020) no inquérito das chamadas fake news, após declarações dadas por ele em reunião ministerial do dia 22 de abril, afirmou à Reuters uma fonte com conhecimento do caso.

Segundo a fonte, o depoimento ocorreu no prédio do Ministério da Educação em Brasília e já se encerrou.

Procurada, a assessoria de imprensa do ministério disse, por meio de nota, que “por se tratar de inquérito sigiloso, qualquer informação sobre o caso deve ser requerida junto ao juízo da causa. Portanto, a pasta não irá se manifestar”.

Na reunião de abril, tornada pública em vídeo na sexta-feira passada, Weintraub deu uma declaração polêmica envolvendo os ministros do Supremo. “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”, disse o ministro da Educação no encontro.

Na terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, havia dado 5 dias de prazo para que a PF tomasse o depoimento do ministro no inquérito.

Na prática, o depoimento de Weintraub ocorreu antes do fim do prazo estipulado e também antes de uma decisão sobre o habeas corpus impetrado no STF pelo ministro da Justiça, André Mendonça, que pedia a suspensão da oitiva do colega de Esplanada.

Bolsonaro, que tem criticado duramente iniciativas do Supremo, como o próprio inquérito das fake news relatado por Moraes, chegou a dizer que “ordem absurda não se cumpre”.

*Com informações de Ricardo Brito, da Agência Reuters.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]