Em Dia do Trabalhador, António Guterres lembra homens e mulheres que “trabalham sem ser vistos”

Trabalhadora em fábrica em Zhejiang, na China.
Trabalhadora em fábrica em Zhejiang, na China.
Trabalhadora em fábrica em Zhejiang, na China.
Trabalhadora em fábrica em Zhejiang, na China.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, marcou esta sexta-feira (01/05/2020) o Dia do Trabalho, que está sendo celebrado em muitos países do mundo.

Para o chefe da ONU, a pandemia de covid-19 está destacando “trabalhadores que muitas vezes trabalham sem ser vistos.”

Essenciais

Guterres disse que “talvez como nunca, está sendo reconhecido o papel dos trabalhadores essenciais para manter as sociedades funcionando.” Ele lembrou homens e mulheres que transportam comida, mantêm transportes públicos abertos e asseguram a operação de hospitais e sistemas de saúde.

O secretário-geral também destacou “o enorme preço da pandemia na força de trabalho global.” Segundo a Organização Internacional do Trabalho, OIT, será perdido o equivalente a mais de 300 milhões de empregos.

Recuperação

Para António Guterres, durante a recuperação, “o bem-estar das pessoas deve estar no centro das políticas econômicas e sociais, com um foco especial em quem está sendo deixado mais para trás.”

O chefe da ONU afirma ainda que o mundo pode “construir uma globalização justa, com igualdade, sustentabilidade e justiça.” Para ele, é preciso “honrar a dignidade do trabalho não apenas em palavras, mas em atos, e não apenas uma vez por ano, mas todos os dias.”

*Com informações da Agência Brasil.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108768 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]