Coluna de Antônio José Larangeira de 29 de maio de 2020

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Irmã Rosa Aparecida que tem um dos maiores trabalhos sociais da Bahia, pelo Dispensário Santana.
Irmã Rosa Aparecida que tem um dos maiores trabalhos sociais da Bahia, pelo Dispensário Santana.

Bodas como feirense

Completando 25 anos que vive  nesta cidade, para onde veio nomeado pelo papa para disseminar a fé em Deus, o arcebispo Emérito dom Itamar Navildo Vian, que era frade capuchinho,   aqui chegou como bispo e depois trouxe  para esta região o arcebispado para a nova Arquidiocese da Região Metropolitana de Feira de Santana. Ao  completar bodas de prata, o mesmo possui um vasto currículo de realizações pois implantou a instituição maior da Igreja Católica Apostólica  Romana, a Universidade Católica, um convento de freiras, o palácio arquiepiscopal que construiu e nunca usou pois entregou ao seu sucessor D. Zanoni Demettino, um complexo religioso para reuniões e encontros de líderes do catolicismo e mais e mais. Dom Itamar é realmente uma figura antológica de Feira de Santana.

Falecimento

É com tristeza que recebi a notícia, do falecimento de Hélio Oliveira, conhecido como Hélio Gordo, que fazia habituais colocações no Facebook. Foi no passado, meu contemporâneo como bancário. Era irmão do famoso artista plástico Raimundo Oliveira, do atual secretário de Meio Ambiente Arsenio Oliveira e da minha amiga Lucia Oliveira. Foi servidor público municipal, atuou na Fundação Hospitalar., como chefe da Divisão Financeira. Falece aos 75 anos de idade.

Dança

Para minimizar o tédio durante o isolamento social, a FitDance promove, até a próxima sexta-feira (29), uma série de lives, no Tik Tok, com a participação de grandes artistas e influenciadores do cenário nacional. Além de uma programação especial, a maior empresa de dança do país também traz como novidade no Brasil, o modelo de co-live (transmissões ao vivo e simultâneas entre perfis diferentes), na plataforma Tik Tok, que já implantou a ferramenta em outros países. As co-lives ainda não estão ativas para todos os membros, sendo a FitDance, portanto, juntamente com os artistas convidados, os primeiro perfis brasileiros a usarem a função no aplicativo, que é o terceiro mais baixado do mundo, com mais de 1,5 bilhão de downloads (à frente, inclusive, do Facebook e Instagram), segundo relatório da SensorTower Analytics. Os seus admiradores de Feira de Santana estão curtindo.

 Lembrança

 Completou dezoito anos, da morte do jornalista Egberto Tavares Costa, que faleceu em 26 de maio de 2002, quando era secretario de Comunicação Social do governo municipal administração do prefeito Jose Ronaldo. Chegou de Tanquinho, com quem fiz amizade quando este colunista era gerente da Sucursal dos Diários Associados, em Feira de Santana, quando o convidei para dar os primeiros passos na comunicação ao lado de Antônio Carlos Coelho. Na época, estudou e formou em Licenciatura em Estudos Sociais, pela extinta Faculdade Estadual de Educação de Feira de Santana, precursora da Uefs. Foi professor e dai foi para o jornalismo, com passagem expressiva.

Dispensário

Completando hoje, 37 anos de existência, o Dispensário Santana, instituição de grande trabalho em prol   da comunidade carente de Feira de Santana. Há um bom tempo tem pelo seu comando a religiosa freira Irmã Rosa Aparecida que ao lado da tabeliã aposentada Elizabete Dias Marques realizam um dos mais elogiados trabalhos sociais da Bahia.

Irmã  Rosa Aparecida que tem um dos maiores trabalhos sociais da Bahia, pelo Dispensário Santana.
Irmã Rosa Aparecida que tem um dos maiores trabalhos sociais da Bahia, pelo Dispensário Santana.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]