Apelo global para combater discurso de ódio relacionado com Covid-19 | Por António Guterres

António Guterres, secretário-geral da ONU.

António Guterres, secretário-geral da ONU.

À COVID-19 não interessa quem somos, onde vivemos, em que acreditamos ou qualquer outra diferença.

Necessitamos de toda a solidariedade possível para lidarmos com isto juntos. No entanto, a pandemia continua a desencadear um tsunami de ódio e de xenofobia, de bodes expiatórios e de disseminação do medo.

O sentimento xenófobo aumentou na internet e nas ruas. As teorias de conspiração antissemita têm-se alastrado e ocorreram ataques antimuçulmanos relacionados com a COVID-19. Migrantes e refugiados foram acusados de ser a fonte do vírus, tendo-lhes sido depois negado o acesso a tratamento médico. Com os idosos entre os mais vulneráveis, surgiram memes desprezíveis, sugerindo que eles também são os mais descartáveis.

O sentimento xenófobo aumentou na internet e nas ruas.

Jornalistas, denunciantes, profissionais de saúde, trabalhadores humanitários e defensores de direitos humanos estão a ser alvos simplesmente porque fazem o seu trabalho.

Devemos agir agora para fortalecer a imunidade das nossas sociedades contra o vírus do ódio. É por isso que hoje apelo a um esforço conjunto para acabar com o discurso de ódio globalmente.

Apelo aos líderes políticos que demonstrem solidariedade para com todos os membros das suas sociedades e construam e reforcem a coesão social.

Apelo às instituições de ensino que se foquem na alfabetização digital num momento em que milhares de milhões de jovens navegam na internet e que extremistas procuram explorar um público que está potencialmente confinado e desesperado.

Apelo aos media, especialmente às empresas detentoras das redes sociais, que façam muito mais para sinalizar e, de acordo com a lei internacional de direitos humanos, removam conteúdos racistas, misóginos e outros conteúdos prejudiciais.

Apelo à sociedade civil que reforce o apoio às pessoas vulneráveis e aos atores religiosos que sirvam como modelos de respeito mútuo.

E peço a todos, em todos os lugares, que se insurjam contra o ódio, se tratem com dignidade e aproveitem todas as oportunidades para espalhar bondade.

No ano passado, lancei a Estratégia e o Plano de Ação das Nações Unidas sobre o Discurso de Ódio para reforçar os esforços das Nações Unidas contra este flagelo. Ao combatermos essa pandemia, temos o dever de proteger as pessoas, acabar com o estigma e prevenir a violência.

Vamos derrotar o discurso de ódio e a COVID-19 juntos.

*António Guterres, secretário-geral da ONU.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]