A Mídia e as Eleições: presidente do TRE Bahia diz que combate às fake news precisa associar punição e educação; Desembargador Jatahy Junior respondeu questionamentos do JGB

Desembargador Jatahy Junior foi entrevistado pelo jornalista Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia (JGB). Em live, realizada na noite desta terça (26/05/2020), o presidente do TRE Bahia falou, também, sobre eleições em tempos de pandemia, representatividade feminina e se solidarizou com vítimas da Covid-19.Desembargador Jatahy Junior foi entrevistado pelo jornalista Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia (JGB). Em live, realizada na noite desta terça (26/05/2020), o presidente do TRE Bahia falou, também, sobre eleições em tempos de pandemia, representatividade feminina e se solidarizou com vítimas da Covid-19.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, na noite desta terça (26/05/2020), mais uma etapa do projeto “A Mídia e as Eleições”, que este ano ocorre em formato totalmente online, com publicação de videoaulas e transmissão de lives via rede social. O primeiro ao vivo a integrar a programação do evento foi protagonizado pelo presidente do Órgão, desembargador Jatahy Júnior, que – em um bate-papo com o jornalista Carlos Augusto – falou, dentre outros temas, sobre fake news, Eleições 2020 e representatividade feminina na política.

Ao ser indagado sobre as dificuldades enfrentadas pela onda de notícias falsas dentro território político, o presidente do Eleitoral baiano comentou os avanços na legislação para o combate desse tipo de prática e destacou os esforços da Justiça Eleitoral para, além da punição, educar a população em torno do tema. “Acho que este é um assunto bastante sério para todos nós e temos trabalhado para responsabilizar e punir quem adota este tipo de prática, porém, mais que isso, a Justiça Eleitoral tem empenhado todos os esforços para também educar o eleitor no sentido de não compartilhar aquilo que não tem certeza e buscar sempre fontes confiáveis de informação. Acho que a educação é de extrema importância para vencermos as fake news”, disse.

Sobre as Eleições Municipais 2020, o desembargador Jatahy Júnior reiterou sua confiança na realização do pleito este ano. “Vivemos um momento impensável no mundo inteiro, onde tudo que era tido como certo passou a ser repensado diante dessa nova realidade. No entanto, as eleições continuam marcadas para 4 de outubro e é com base nisso que continuamos a trabalhar, uma vez que existe um calendário eleitoral com uma série de prazos para que o pleito se realize, todos até agora cumpridos pelo nosso Tribunal, mesmo com a suspensão do trabalho presencial, o que me leva a ter uma esperança concreta sobre a realização das eleições”, afirmou.

Ainda dentro do debate em torno da realização do pleito, o presidente do Eleitoral baiano citou o discurso do recém-empossado presidente do TSE, ministro Roberto Barroso, “ele disse ontem (25/5) que, ainda que seja necessário adiar, que seja um adiamento o mais curto possível, para que a eleição ocorra ainda este ano. Essa preocupação é para não haver prorrogação de mandatos, o que não é concebível na democracia brasileira”, completou o desembargador.

Questionado sobre as leis que pretendem garantir uma maior participação feminina na política, o presidente disse considerar a ação necessária, porém criticou a manipulação por parte de alguns partidos políticos. “Já tivemos, até mesmo, casos de candidaturas laranjas, o que não pode ser admitido pela Justiça Eleitoral. Esses partidos foram punidos, mas ainda penso que uma medida mais efetiva seria a garantia de reservas de vagas nas câmaras legislativas e não apenas de candidaturas”, considerou.

Antes do encerramento da transmissão, o presidente do Eleitoral baiano fez questão de lembrar as vítimas do coronavírus em todo mundo, em especial na Bahia e no Brasil, e prestou solidariedade aos familiares. Para o desembargador Jatahy Júnior, “este é o momento de unirmos forças para superar a crise”.

A próxima live integrante do projeto “A Mídia e as Eleições” ocorrerá às 18h desta quinta-feira (28/5), também por meio do Instagram do Eleitoral baiano. Desta vez, o tema será “Comunicação Institucional”, que será debatido entre a secretária de comunicação social do Superior Tribunal de Justiça e assessora-chefe do Conselho da Justiça Federal, Juliana Neiva, e a jornalista Daniele Silva.

Leia +

Em live no Instagram, presidente do TRE Bahia debate eleições e coronavírus; Entrevista remota ocorre entre desembargador Jatahy Junior e Carlos Augusto

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]