9 toneladas de resíduos são retiradas de encostas de Salvador em abril de 220

Limpeza e Capinação de Encostas.Limpeza e Capinação de Encostas.
Limpeza e Capinação de Encostas.

Limpeza e Capinação de Encostas.

A retirada de lixo de encostas é um serviço realizado periodicamente pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). No entanto, nesse período de chuvas, a ação passa a ser intensificada e é uma das medidas preventivas para evitar deslizamentos de terra. Só neste mês de abril, o órgão atendeu a 81 solicitações e recolheu 9,27 toneladas de resíduos, entulho e até bens inservíveis, como sofás, colchão, fogão, entre outros.

Os serviços acontecem conforme programação para atender as áreas mais críticas e também por meio de solicitações feitas pela população através do Fala Salvador 156. Entre os bairros com mais demandas neste mês estão São Marcos (9 registros), Engenho Velho de Brotas (4), Piatã (4), Sete de Abril (4), Castelo Branco (3), Cajazeiras VIII (3), Itacaranha (3) e Narandiba (3). Os próximos atendimentos estão previstos para acontecer em Sete de Abril, Vila Canária, Caixa d’Água, Bairro da Paz, Canabrava e Arraial do Retiro.

Os trabalhos da Limpurb requerem, em algumas dessas encostas, o uso de técnicas de rapel pelos profissionais de limpeza. Por conta disso, o órgão dispõe de uma equipe treinada e especializada. Os 375 agentes especiais utilizam equipamentos de proteção individual como cinto, corda, gancho de segurança, além de ancinho ou vassoura metálica durante o processo. A limpeza também envolve serviços de capinação e colocação de lonas – este mês, foram instalados 15,6 mil metros quadrados da proteção em áreas de risco.

Além disso, a Limpurb realiza ações para conscientizar a população, com equipes de educação ambiental que vão de porta em porta orientando sobre o descarte correto de lixo. O apoio dos cidadãos é imprescindível, pois o lixo jogado nas encostas costuma causar alagamento e entupimentos de caixas de sarjetas e canais pela cidade, assim como deslizamentos, já que os materiais descartados exercem peso sobre o terreno do talude.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]