UEFS inicia produção de protetor facial para profissionais de saúde

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Produção de protetor facial para profissionais de saúde.
Produção de protetor facial para profissionais de saúde.
Produção de protetor facial para profissionais de saúde.
Produção de protetor facial para profissionais de saúde.

No contexto de combate à proliferação do Novo Coronavírus, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), iniciou nesta quinta-feira (02/04/2020) a produção de protetores faciais que serão doados a profissionais de saúde. O equipamento é composto por um suporte, confeccionado em impressora 3D, e por uma placa de acetato para proteger o rosto, em complemento aos demais EPI’s. De acordo com a equipe de trabalho, 40 protetores devem ser produzidos diariamente.

Segundo o professor do Departamento de Saúde da Uefs, Jeidson Marques, coordenador dessa iniciativa e do Congresso Internacional de desastres (CIDEM), “num momento que a gente se sente impotente diante de um problema tão sério, a gente tem um ideia, se junta, se dedica e encontra uma forma de contribuir com os profissionais de saúde, com a preocupação de que eles também se protejam do vírus. A Uefs exerce um papel fundamental com a sociedade da região de Feira de Santana. Com certeza, muitos profissionais vão estar mais seguros e mais confiantes para continuarem na linha de frente de combate ao Coronavírus”.

A vice-reitora da Uefs, Amali Mussi, que acompanhou o primeiro dia de produção dos equipamentos, destacou a importância desta iniciativa. “Estamos nos empenhando muito para dar uma resposta rápida para as demandas emergenciais que se apresentam no contexto atual. A Uefs tem muito orgulho do protagonismo de seus professores, estudantes e técnicos diante do alto comprometimento para o enfrentamento dessa pandemia”.

A produção dos protetores faciais é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPPG) da Uefs, em parceria com professores dos departamentos de Saúde e Física da Instituição, alguns estudantes e também da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secti).

“Esta é uma forma de contribuir com os serviços de saúde para que os trabalhadores utilizem o equipamento de produção individual mais adequado para este momento. Nossa intenção é entregar as máscaras para a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana e também para o Hospital Clériston Andrade. À medida que a gente aumente a capacidade de produção, também será ampliado o fornecimento para mais unidades de saúde. Precisamos cuidar de quem cuida da gente e é nessa perspectiva que abraçamos esse projeto”, disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Uefs, Silvove Santa Barbára.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]