Senador Davi Alcolumbre diz que Brasil é afetado pela ‘tempestade perfeita’

Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado.
Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, apontou para a gravidade da pandemia e a crise na saúde.
Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado.
Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, apontou para a gravidade da pandemia e a crise na saúde.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, fez um desabafo emocionado ao Plenário nesta segunda-feira (27/04/2020), e comentou que tem atuado para “apagar um incêndio atrás do outro” nos bastidores políticos do país.

— Eu sei o que estou vivendo. Não tenho hora para começar e terminar o dia, pedindo paz. Tem muita gente destruindo pontes, e eu passando atrás para tentar reconstruir. Divido essa angústia com [os senadores], é a angústia de todos nós — declarou Davi Alcolumbre.

A manifestação de Davi veio na sequência de uma fala do senador Otto Alencar (PSD-BA), que criticou o comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, frente à pandemia de covid-19 e pediu a renúncia do chefe do Executivo. Otto também fez um apelo para que o presidente do Senado use o poder que tem para “ajudar o povo brasileiro” diante da crise.

Davi defendeu a harmonia entre os Poderes, e fez um apelo para que todos os atores importantes da política nacional, em todos os níveis, trabalhem com responsabilidade.

— Compreendo que nossa missão é a proteção da vida dos brasileiros. Milhares estão sendo contaminados e falecendo. A situação de vários estados é dramática. Devemos focar neste momento, deixar de lado as diferenças ideológicas, partidárias e pessoais — disse o presidente do Senado.

Davi advertiu que a pandemia trouxe para o Brasil uma “tempestade perfeita”, uma vez que os sistemas de saúde regionais já estavam defasados e em situação de colapso “há décadas”. O presidente citou com preocupação os pronunciamentos diários dos colegas, que trazem notícias das dificuldades enfrentadas pelos seus estados. Para ele, são “mensagens que emocionam”.

O senador Weverton (PDT-MA), 2º suplente da Mesa do Senado, que tem atuado como secretário das sessões remotas, elogiou a atuação de Davi Alcolumbre e testemunhou que o presidente do Senado tem tentado “ser o algodão entre os cristais”, trabalhando pela resolução de problemas e pelo funcionamento do Congresso.

*Com informações da Agência Senado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109701 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]