Salvador: Ganhadeiras de Itapuã lançam o show “15 Anos Uma História Cantada” na TV e no YouTube

Ganhadeiras de Itapuã lançam o show '15 Anos Uma História Cantada'.
Ganhadeiras de Itapuã lançam o show '15 Anos Uma História Cantada'.
Ganhadeiras de Itapuã lançam o show '15 Anos Uma História Cantada'.
Ganhadeiras de Itapuã lançam o show ’15 Anos Uma História Cantada’.

As celebrações das Ganhadeiras de Itapuã em 2020 não param. Depois da marcante vitória como samba-enredo da Unidos do Viradouro, agora é a vez do lançamento do DVD Ganhadeiras de Itapuã 15 Anos – Uma História Cantada, no dia 11 de abril, às 18h30, na TVE e a partir do dia 12 de abril, no Youtube. O grande público poderá conferir a íntegra do show gravado em julho de 2019, no Palco Principal do Teatro Castro Alves. O DVD celebra a trajetória de um dos mais importantes grupos musicais de cultura popular do Brasil, cujo conteúdo será disponível em versão física e On Demand. A direção audiovisual e artística é da Movida Conteúdo e a produção da Maré Produções Culturais. O projeto tem patrocínio da Natura Musical e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

O DVD traz participações especiais com artistas como Mariene de Castro, Margareth Menezes, Larissa Luz, Saulo, Malê de Balê, o Sambista Seu Regi de Itapuã e a Unidos do Viradouro. Com direção musical e arranjos de Amadeu Alves, o repertório reúne canções autorais das próprias integrantes do grupo, quanto de compositores do bairro de Itapuã, além de uma passagem por canções de Dorival Caymmi, prestando uma homenagem ao lendário bairro de Salvador. O show registro teve direção artística e audiovisual de Dayse Porto, além da direção de movimento de Nara Couto, cenografia de Renata Mota e iluminação de Irma Vidal.

As obras escolhidas tanto remontam as histórias das Ganhadeiras de Itapuã, cuja função social atravessou os séculos e marca a importância do trabalho das mulheres negras na dinâmica social da cidade, quanto também evocam a paisagem única do bairro.

Além de celebrar a história das mulheres negras, o registro audiovisual do show das Ganhadeiras de Itapuã envolveu o encontro de diferentes linguagens artísticas, evocando a atmosfera de Itapuã, sua paisagem suas cores, a memória do lugar.  Um dos mais cantados bairros de Salvador é palco para história das mulheres negras, suas lutas, o matriarcado, seu trabalho e o lugar do canto, como um espaço de criação e reinvenção das crônicas do dia a dia através da música.

Sonho

Como qualquer debutante, as Ganhadeiras de Itapuã veem na sua festa a realização de um sonho há muito esperado. Dona Maria do Xindó, uma das matriarcas e cantora do grupo, afirma que é uma vitória e a realização de um desejo antigo. “Vemos como a realização de um sonho, algo que queríamos muito e nem mais esperávamos que pudesse acontecer” declara.

De acordo com Verônica Raquel das Virgens, as músicas que compõem o DVD acompanham as mulheres do grupo há muito tempo, desde a infância das cantoras, passando pela fundação do grupo. “As músicas que integram o DVD já são apresentadas pelo grupo há muito tempo e fazem parte de suas vidas. No decorrer da trajetória, chegaram composições de Seu Regi de Itapuã, Amadeu Alves, Dona Eunice entre outros, novos compositores como Edvaldo Borges, com o Samba de Mar Aberto e uma composição minha. É um repertório de músicas que desejam levar magia, encantamento e verdade para o público” revela a integrante do grupo.

“Para mim, o DVD é um registro para as próximas gerações. Deixar para meus netos, bisnetos, tataranetos. Guardar a memória de Itapuã, de um grupo que cantou o jeito de ser desse bairro. E os grupos convidados fizeram parte de nossa história, nos apoiaram ao longo da nossa trajetória” conta Dona Maria Hermínia. Para ela, os grupos culturais de Itapuã são decisivos para mostrar outras feições do bairro, muitas vezes marginalizado e essa obra contribuirá para fazer mais pessoas conhecerem a riqueza do bairro.

Fazcultura

Parceria entre a Secult e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Agenda

O que: Lançamento do DVD “Ganhadeiras de Itapuã 15 Anos – Uma História Cantada”

Quando: 11 de abril, às 18:30 horas

Onde; TVE e 12 de abril, no Canal das Ganhadeiras de Itapuã no YouTube

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120832 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.