Rui Costa e demais governadores do Nordeste apresentam demandas da região ao novo ministro da Saúde

Reunião remota dos governadores do Nordeste com o novo ministro da Saúde,
Reunião remota dos governadores do Nordeste com o novo ministro da Saúde,
Reunião remota dos governadores do Nordeste com o novo ministro da Saúde,
Reunião remota dos governadores do Nordeste com o novo ministro da Saúde,

O governador Rui Costa participou de duas videoconferências nesta segunda-feira (20/04/2020), umas delas com governadores da região nordeste e o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, na qual foi abordado o pedido dos gestores para que o Ministério da Saúde possa atender uma série de demandas para o combate à Covid-19. Entre os pontos citados, a possibilidade de colapso no sistema de saúde em virtude do coronavírus, a necessidade de mais médicos para atendimento à população, além de equipamentos e insumos para o combate à doença.

A videoconferência com o ministro Nelson Teich foi um pedido dos governadores na última sexta-feira (17). “Considero que nossa reunião foi muito produtiva, pois apresentamos ao ministro, que fez questão de ouvir cada um dos governadores, as demandas dos nossos estados, além do cenário que estamos enfrentando no combate ao coronavírus. Todas as nossas solicitações serão encaminhadas por ofício também e o ministro garantiu que nos dará uma resposta na quinta-feira”.

A outra videoconferência foi com o prefeito de Salvador, ACM Neto, e os secretários de saúde do estado e município, Fábio Vilas-Boas e Léo Prattes, para discutir o isolamento social e combate ao novo coronavírus na capital baiana. Durante transmissão ao vivo nas redes sociais na noite desta segunda-feira, Rui Costa revelou que na conversa com o prefeito ACM Neto ficou acordado a publicação de um decreto conjunto do município e estado com recomendação do uso de máscaras para toda a população de Salvador. Os termos do decreto já estão em discussão entre Prefeitura e Governo do Estado e deve ser publicado nos próximos dias.

“Estamos traçando estratégias conjuntas para que o Estado e a Prefeitura possam refinar o monitoramento das pessoas contaminadas com o novo coronavírus. É mais esforço para quebrar a cadeia sucessória do vírus em Salvador onde estão registrados mais de 60% dos casos confirmados da doença na Bahia”, explica o governador.

Ainda de acordo com o governador, uma videoconferência será realizada nesta terça-feira (21), com 11 prefeitos do sul do estado. A região é umas das preocupações da gestão estadual por conta da rápida difusão do novo coronavírus nos municípios vizinhos a Ilhéus e Itabuna.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9375 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).