Qual a diferença entre nebulizador e inalador

Aparelhos que são utilizados para problemas respiratórios guardam algumas diferenças.
Aparelhos que são utilizados para problemas respiratórios guardam algumas diferenças.
Aparelhos que são utilizados para problemas respiratórios guardam algumas diferenças.
Aparelhos que são utilizados para problemas respiratórios guardam algumas diferenças.

Com a chegada do inverno, não é só frio que incomoda. Muitas pessoas são vítimas de doenças respiratórias, e por isso, são afetadas pelas baixas temperatura. Segundo dados do Ministério da Saúde, 44% dos brasileiros sofre com esse tipo de doença.

Por isso, a procura a procura para escolher um nebulizador aumenta significativamente. Além dele, muitas pessoas também buscam inaladores, mesmo sem saber a diferença entre um e outro. Ambos são eficazes na tarefa de transportar os medicamentos até o seu local de ação e, portanto, ajudam na prevenção de algumas doenças e também no alívio de alguns sintomas, como o sangramento no nariz (epistaxe), a congestão nasal, a chieira etc.

Mas qual a diferença entre um nebulizador e um inalador?

O inalador é um dispositivo que armazena o medicamento junto com algum gás comprimido em um recipiente de alta pressão interna. É um mecanismo muito semelhante aos aerossóis de desodorantes. Quando o paciente aciona o mecanismo, um orifício minúsculo se abre, e a grande diferença entre a pressão atmosférica e a do tubo gera a força necessária para expelir a medicação.

O nebulizador funciona de maneira muito diferente. Nele, o medicamento é adicionado a um veículo, que geralmente é o soro fisiológico a 0,9%, em um recipiente acoplado a uma máscara. Um aparelho conectado à energia elétrica comprime o ar da atmosfera ou o transforma em uma frequência ultrassônica, que são transmitidos através de um cano de plástico até o recipiente com o medicamento.

Muitos especialistas afirmam que os nebulizadores são mais versáteis, pois podem umidificar as vias aéreas mesmo que a pessoa não esteja doente. Para isso, basta utilizar somente a solução de soro fisiológico pura e inalar o vapor com a água. Assim, a pessoa pode, ao final de um dia muito seco, livrar-se da sensação incômoda gerada por um nariz ressecado.

Além disso, o nebulizador é o melhor meio de administração de medicamentos inalatórios em crianças e idosos, os quais podem não ter a coordenação ou a capacidade cognitiva para aspirar os conteúdos de inaladores aerossóis, como é o caso do inalador.

Nos hospitais pediátricos, os médicos e enfermeiros geralmente aplicam o tratamento para asma e outras alergias respiratórias em nebulizadores, pois eles têm uma aceitação muito boa pelas crianças.

A portabilidade também é outro fator decisivo na escolha. Os aparelhos de nebulização atuais são bem pequenos e podem ser levados para qualquer lugar em uma bolsa, pois também são leves e resistentes.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109816 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]