Presidente do STF diz que autoritarismo e ataques à democracia são nefastos; Extremista Jair Bolsonaro protestou pelo fim do Regime Democrático do Brasil

Ministro Dias Toffoli preside sessão plenária remota do STF.
Presidente do STF, ministro Dias Toffoli, reprova conduta do desajustado extremista Jair Bolsonaro.
Ministro Dias Toffoli preside sessão plenária remota do STF.
Presidente do STF, ministro Dias Toffoli, reprova conduta do desajustado extremista Jair Bolsonaro.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou nesta segunda-feira (20/04/2020) que são nefastos o autoritarismo e os ataques à democracia e destacou que não é possível admitir solução que seja fora da democracia, um dia após o presidente Jair Bolsonaro ter ido a um ato público em que manifestantes pediram o fechamento da corte, do Congresso Nacional e uma intervenção militar no país.

A manifestação de Toffoli foi feita por videoconferência organizada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que contou com outras entidades.

“As seis entidades (participantes) têm no DNA o conhecimento do quão nefasto é o autoritarismo, do quão nefastos são os fundamentalismos, do quão nefasto é o ataque às instituições e à democracia”, disse.

Segundo o presidente do STF, a corte tem atuado na perspectiva de se manter o pacto previsto na Constituição.

“Não é possível admitir qualquer outra solução que não seja dentro da institucionalidade do Estado Democrático de Direito, da democracia”, destacou.

Essa é a primeira manifestação do presidente do STF após a presença de Bolsonaro em ato antidemocrático realizado em Brasília no domingo. Outros ministros da corte, como Gilmar Mendes e Roberto Barroso, criticaram as manifestações.

Nesta segunda, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao STF a abertura de um inquérito para apurar a organização dos atos. O presidente não é um dos alvos da investigação —que vai correr sob sigilo e deve apurar o envolvimento de deputados federais em sua organização.

Também na segunda, Bolsonaro negou que a manifestação tivesse viés antidemocrático —após discursar no ato de domingo que pedia intervenção militar no país— e repreendeu um apoiador que pediu o fechamento do Supremo.

*Com informações de Ricardo Brito, da Agência Reuters.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108092 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]