Jornal Grande Bahia encaminha perguntas ao prefeito Colbert Martins sobre medidas adotadas pelo Município de Feira de Santana no enfrentamento à pandemia de Covid-19

Prefeito Colbert Martins Filho responde perguntas sobre ações contra a pandemia de Covid-19.
Prefeito Colbert Martins Filho responde perguntas sobre ações contra a pandemia de Covid-19.
Prefeito Colbert Martins Filho responde perguntas sobre ações contra a pandemia de Covid-19.
Prefeito Colbert Martins Filho responde perguntas sobre ações contra a pandemia de Covid-19.

Questionamentos do Jornal Grande Bahia (JGB) apresentados nesta segunda-feira (20/04/2020) durante entrevista coletiva ao prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB), sobre ações concernentes ao combate à pandemia de Covid-19 de Feira de Santana.

Carlos Augusto, editor do Jornal Grande Bahia, questiona:

  1. Quantos e quais tipos de leitos hospitalares para tratamento de infectados pelo Covdi-19 Feira de Santana dispõe neste momento?
  2. Qual a previsão leitos hospitalares necessárias ao atendimento da projeção da demanda de infeção por Covid-19 em Feira de Santana?
  3. Poderia explicar o contrato entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Hospital Mater Dei. Observando que o prefeito afirmou em entrevista coletiva que é um serviço contratado, no entanto, o deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT) tenha informado neste domingo (19/04/2020) que o Estado da Bahia está cedendo equipamentos como tomógrafos e respiradores para a unidade de saúde privada, que foi selecionado pela administração municipal para tratar exclusivamente infectados por Covid-19?
  4. Não seria oportuno que se disponibilizasse uma página da Prefeitura com todos os gastos com a pandemia de Covid-19, inclusive cópia dos contratos celebrados, para que a imprensa e a população possam contribuir com a administração municipal na fiscalização dos serviços contratados?
  5. Nos causa preocupação o fato do deputado Zé Neto estar selecionando hospitais privados, a exemplo da Casa Saúde, para tratar infectados pelo Covid-19 de Feira de Santana. Observando que a referida unidade de saúde não reponde aos modernos padrões sanitários necessários para atendimento deste tipo de doença e que o referido hospital foi, há pouco tempo, objeto de intervenção da vigilância sanitária. Destaca-se o fato ocorrido no Hospital Santo Antonio, em Salvador, neste domingo (19), quando 200 pacientes tiveram que ser removidos porque ocorreu suspeita de infecção generalizada por Covid-19, ou seja, pacientes que eram tratados por outras enfermidades, estavam compartilhando o ambiente hospitalar com infectados pelo Covid-19?
  6. Existe uma junta médica, formada com especialistas em epidemiologia, para auxiliar a administração municipal e os que querem colaborar, com a função de orientar sobre as melhores medidas à serem tomadas, evitando gastos inúteis e que coloquem em risco os pacientes que não estão infectados?
  7. Qual a posição da gestão municipal com relação a reabertura das demais atividades do comércio de Feira de Santana. Observando que o decreto de suspensão de atividades vence nesta segunda-feira (20)?

Confira vídeo

Sobre Carlos Augusto 9519 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).