Gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de Feira de Santana recebem primeiras orientações em curso sobre uso chromebooks em sala de aula

Prefeito Colbert Martins Filho participa de videoconferência com professores da rede municipal de Feira de Santana.
Prefeito Colbert Martins Filho participa de videoconferência com professores da rede municipal de Feira de Santana.
Prefeito Colbert Martins Filho participa de videoconferência com professores da rede municipal de Feira de Santana.
Prefeito Colbert Martins Filho participa de videoconferência com professores da rede municipal de Feira de Santana.

Professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares receberam as primeiras orientações durante o curso virtual do qual vão participar nos próximos meses para aprender a utilizar os chromebooks nos ambientes escolares. A aula inaugural, que aconteceu durante videoconferência em uma ferramenta do Google, foi na tarde desta quarta-feira (22/04/2020), e contou com participação de 60 professores.

Além dos profissionais da Educação, também participaram da primeira aula o prefeito Colbert Martins; o secretário de Educação, Marcelo Neves; e chefes e técnicos da Seduc. Em sua fala, o prefeito pontuou que esta capacitação é uma grande oportunidade para adquirir novos conhecimentos e representa um passo importante na busca constante pela oferta de uma educação melhor para as crianças e jovens de Feira de Santana.

O secretário Marcelo Neves destacou a importância da participação dos professores. “Essa iniciativa é fundamental neste momento de suspensão das atividades presenciais, pois devemos continuar nos capacitando. Os chromebooks são ferramentas fantásticas. Tenho certeza de que todos ficarão entusiasmados e vamos conseguir dar o melhor aos nossos alunos”, avaliou.

Recentemente, a Secretaria de Educação adquiriu 1.000 chromebooks que serão distribuídos entre as escolas da Rede Municipal de Feira de Santana. A capacitação, intitulada “Chromebook em sala de aula: ampliando o uso da ferramenta Google for Education”, é resultado de uma parceria entre a Seduc, o Google e o Instituto Paramitas, que se encarregará de ministrar as aulas.

Neste primeiro encontro, os educadores conheceram o formato em que o curso será desenvolvido e como será seu andamento. Ao todo, cinco módulos serão estudados – um a cada semana. Ao fim de cada capítulo, será feita uma nova videoconferência para troca de dúvidas e experiências. Os vídeos serão gravados e ficarão disponíveis no Google Sala de Aula. O cronograma do curso também ficará disponível.

O Instituto Paramitas também disponibiliza um canal no YouTube no qual tira dúvidas sobre as ferramentas do Google que poderão ser utilizadas como aparato para as atividades escolares: o “Vídeo Dicas Google Educação”.

O acesso às ferramentas será feito via e-mail institucional. Os endereços eletrônicos já foram criados pelo Departamento de Ensino da Seduc. Quem tiver algum tipo de problema com esta etapa deve entrar em contato com a professora Luíza Sélis, chefe do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação.

Google for Education

O objetivo da formação, através de uma ferramenta do próprio Google, é favorecer e estimular a utilização dos chromebooks no ambiente escolar. Eles são aparelhos parecidos aos notebooks, porém, com a especificidade de acessar apenas a “nuvem”. Ou seja, tudo que é produzido e guardado através do equipamento deve estar na Internet.

 Ao invés de irem até os laboratórios de informática, os estudantes terão contato com o equipamento em sala de aula. Os professores que participam da formação serão orientados sobre as diversas formas interessantes e divertidas de utilizar os chromebooks nas salas de aula. Eles devem aliar as práticas às ferramentas do Google For Education, como o Hangout, Google Earth e o Google Sites, além de diversos outros aplicativos.

Aline Gomes, professora da Escola Municipal Eduardo Fróes da Motta, foi uma das educadoras que participaram da videoconferência. Ela destaca que a formação é de grande importância para a Rede. “Os chromebooks vão oportunizar aos alunos o contato com estas ferramentas. Isso será de grande utilidade enquanto instrumento pedagógico”, afirma.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109752 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]