Feira de Santana: Projeto ‘Em Casa Também Se Aprende’ propõe resgate de brincadeiras

Projeto 'Em Casa Também Se Aprende' da prefeitura de Feira de Santana.
Projeto 'Em Casa Também Se Aprende' da prefeitura de Feira de Santana.

Propor uma pequena viagem ao passado. Esta é a ideia do projeto “Em casa também se aprende” para a terceira semana – iniciada ontem (05/04/2020), e que segue até o próximo domingo, 12. Esta semana, a Secretaria Municipal de Educação sugere aos alunos de todos os segmentos da Educação Básica – da Infantil à Educação de Jovens e Adultos – o resgate de várias brincadeiras que marcaram gerações.

Na Educação Infantil, a brincadeira sugerida é chamada de “descubra a sombra”. Ela é simples. “À sua frente, vão aparecer algumas silhuetas e você deve adivinhar o que é aquela imagem apenas com base em seu formato. Esta atividade auxilia no desenvolvimento cognitivo e é um bom exercício de memória também”, orienta a professora Karina Macedo, coordenadora do Núcleo de Alfabetização de Feira de Santana, NAFS.

Para a Educação Inclusiva, a equipe pedagógica da Seduc preparou várias sugestões: jogo da memória, jogo da velha, brincando com sombras, amarelinha, pular corda, coelhinho sai da toca e finalmente algumas cantigas de roda como “O Cravo e a Rosa” e “Ciranda Cirandinha”.

Karina Macedo é uma das responsáveis pela iniciativa. Ela conta que ver as crianças e os pais mandando vídeos em que reproduzem as brincadeiras é o que motiva a equipe.

“Entendemos que neste momento, em que as relações sociais estão inspirando cuidados, precisamos nos cuidar coletivamente. E é isto que o projeto está fazendo, propondo atividades que façam tanto os estudantes quanto os professores atravessarem este momento de isolamento com leveza, de forma lúdica”, pontua Karina.

Ela também destaca o desafio de pensar novas propostas. “Temos acompanhado o envolvimento de todos diante das propostas apresentadas. Os pais motivando seus filhos, os próprios estudantes mostrando que estão isolados, mas ativos em suas aprendizagens e os professores somando muito com toda esta nova dinâmica de vida que estamos vivendo”, completa a professora.

Todas as atividades estão disponíveis em um link no Google: https://sites.google.com/seduc.feiradesantana.ba.gov.br/atividadescomplementares/in%C3%ADcio. Ele também pode ser acessado a partir da página da Prefeitura – www.feiradesantana.ba.gov.br ou no Instagram da Seduc: @seducfsa. Todo domingo, essa lista é atualizada com novas brincadeiras e sugestões de atividades.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109859 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]