Feira de Santana: Jabutis e exemplar de abelha jataí serão reintroduzidos no habit natural

A atividade consiste em reintroduzir espécies de animais no habitat natural.
A atividade consiste em reintroduzir espécies de animais no habitat natural.
A atividade consiste em reintroduzir espécies de animais no habitat natural.
A atividade consiste em reintroduzir espécies de animais no habitat natural.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) vai comemorar o Dia Mundial do Planeta Terra (22 de abril), próxima quarta-feira, com mais uma edição do projeto “Eu de Novo no Meio Ambiente”. A atividade consiste em reintroduzir espécies de animais no habitat natural.

A ação vai envolver o distrito de Afligidos, no município de São Gonçalo dos Campos, onde será retirada matriz de abelha jataí para ser levada para Governador João Durval Carneiro, antigo Ipuaçu, em Feira de Santana.

Segundo o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, o Dia Mundial do Planeta será marcado também com a retirada de jabutis de alguns parques públicos para serem levados para propriedades rurais, situadas em Ipuaçu, onde serão protegidos. Ele explica que isso se faz necessário devido à densidade destes animais nesses espaços públicos.

“A Semmam vai encaminhá-los para algumas propriedades rurais previamente acordadas. Com isso, evitamos os riscos dos jabutis serem resgatados e presos em cativeiros e, até mesmo de serem consumidos”, afirma João Dias. Ele explica que nos distritos de Feira, os Jabutis foram extintos por conta da degradação humana. “No habit natural eles serão protegidos e poderão se reproduzir”, destaca.

Em 2018, através do projeto “Eu de Novo no Meio Ambiente”, a Semmam reintroduziu espécies de acará brasilis, no Rio Paraguaçu, na comunidade Porteira Dois, e no Rio Jacuípe, na comunidade Mergulho. Estas espécies foram adquiridas no Rio do Peixe, em Ipirá.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112650 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]