Fed mantém taxa de juros perto de zero e promete usar todas as ferramentas para ajudar economia dos EUA

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve System do EUA.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve System do EUA.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve System do EUA.
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve System do EUA.

As autoridades do Federal Reserve mantiveram nesta quarta-feira a taxa de juros perto de zero e repetiram a promessa de fazer o que for necessário para sustentar a economia, afirmando que a pandemia de coronavírus vai “pesar com força” sobre a perspectiva de curto prazo e apresenta “riscos consideráveis” para o médio prazo.

“O Federal Reserve está comprometido em usar sua gama total de ferramentas para sustentar a economia dos Estados Unidos neste momento desafiador, promovendo as metas de máximo emprego e estabilidade de emprego”, disse o banco central norte-americano em comunicado ao final de dois dias de reunião de política monetária realizada por videoconferência.

Com tanta incerteza em torno da perspectiva econômica, o Fed afirmou que espera manter os juros “até que esteja confiante de que a economia superou os eventos recentes e está a caminho de alcançar suas metas de emprego máximo e estabilidade de preços”.

O chair do Fed, Jerome Powell, dará entrevista à imprensa às 15h30 para discutir o resultado da reunião, a primeira desde que o banco cortou os juros para perto de zero e adotou medidas emergenciais para estabilizar os mercados financeiros.

*Com informações de Lindsay Dunsmuir e Ann Saphir, da Agência Reuters.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112730 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]